Delegado diz que pode pedir prisão de candidato a deputado em SP

Delegado diz que pode pedir prisão de candidato a deputado em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

O delegado seccional de Taboão da Serra, Raul Godói Neto, disse que poderá pedir a prisão do candidato a deputado federal Claudinei Alves dos Santos, o Ney Santos (PSC), depois de analisar toda a documentação e o material apreendido em operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (15). Ao todo, segundo o delegado, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão na região de Taboão da Serra em uma ação para obter dados sobre o candidato, que é investigado em inquérito que tramita sob sigilo. Ele é suspeito de estelionato, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

Foram apreendidos documentação contábil, computadores e anotações pessoais. "Desde meados de 2006, ele registrou um acúmulo significativo de imóveis e bens de alto valor, como uma Ferrari, além de estabelecimentos comerciais", disse o delegado. Além da Ferrari, que o candidato utilizava em sua campanha política, Ney Santos também adquiriu um modelo esportivo Porsche, que não foi apreendido.

"O valor total dos bens acumulados por ele neste período ainda não é possível mensurar, porque muita coisa está subfaturada ou então em nome de 'laranjas'. Depois de analisarmos toda a documentação apreendida, existe sim a possibilidade de ser pedida a prisão dele", disse Neto.
Além disso, outras pessoas podem ser arroladas no mesmo inquérito. "Mas, sem dúvida, o chefe de todo o esquema seria ele", disse. De acordo com o delegado, o candidato aparentemente patrocina a própria campanha eleitoral.

O delegado poderá ouvir ainda nesta quarta-feira o depoimento de Ney Santos, que está na delegacia seccional de Taboão reunido com seus advogados desde as 11h30. Ele ainda não se pronunciou sobre as acusações. Os advogados também não falaram. Segundo Neto, Ney Santos cumpriu condenação por rooubo de 2003 a 2006. Além disso, a polícia vai investigar também a ligação dele com uma facção criminosa que age a partir dos presídios paulistas.

Depois de uma denúncia anônima, a polícia começou a investigar o crescimento do patrimônio dele. Em três anos, após sair da prisão em 2006, ele adquiriu casas em condomínios caros, carros importados, postos de combustíveis e montou empresas. De acordo com a polícia, a maior parte dos bens não está declarada no imposto de renda.

Procurado, o diretório do PSC em São Paulo informou que está buscando informações sobre o episódio antes de falar com a imprensa. Ney Santos é filiado ao partido há um ano e meio e não é militante, conforme as informações iniciais. O partido informou que busca contato com o candidato e depois informará à imprensa.

Conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidatura de Ney Santos foi deferida pela Justiça Eleitoral.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições