Delegado ouve moradores de rua intoxicados em praça de BH

Delegado ouve moradores de rua intoxicados em praça de BH

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

A Polícia Civil começou a ouvir nesta terça-feira (17) os moradores de rua que receberam alta, após se intoxicarem com cachaça misturada com veneno chumbinho, em Belo Horizonte. O grupo de andarilhos estava em uma praça no bairro Santa Amélia, na Região da Pampulha, na capital, e encontrou uma garrafa abandonada contendo a bebida, que foi ingerida no domingo (15).

De acordo com o delegado Felipe Cordeiro, responsável pelas investigações na 2ª Delegacia Distrital de Venda Nova, ele esteve pessoalmente na praça onde os andarilhos moram para levá-los para depor oficialmente na delegacia. "Vou tentar colher o máximo de informações", disse. Segundo informações da polícia, um andarilho que voltou para o local depõe na manhã desta terça-feira (17). Mais uma pessoa deve ser ouvida ainda hoje. Ainda conforme o delegado, ainda não há suspeitos de terem envenenado os andarilhos. Moradores da região também devem ser ouvidos, mas ainda não há data definida .

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, um homem que estava internado na UPA Venda Nova e outros dois que estava sob observação na UPA Pampulha receberam alta nesta segunda-feira (16). Outro andarilho que foi atendido na UPA Nordeste também deixou o hospital. Três moradores de rua continuam em observação na UPA Pampulha e na UPA Centro-Sul, com quadro de saúde estável, conforme nota da secretaria de saúde.

Ainda segundo o delegado, o Instituto de Criminalística tem 30 dias para divulgar um laudo sobre a análise da garrafa de cachaça que foi apreendida. Ele diz acreditar que, por se tratar de um caso de repercussão, a perícia deve dar prioridade para este exame, já que ele pode revelar impressões digitais.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) confirmou nesta segunda-feira (16) que a intoxicação foi causada por chumbinho . Um andarilho segue internado no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII e passou por exames. De acordo com a assessoria da unidade de saúde, o morador de rua apresenta quadro clínico estável nesta terça-feira (17) e está sob observação. Não há previsão de alta. O delegado diz que o laudo do hospital vai ser anexado ao inquérito, que foi aberto nesta segunda-feira (16).

A polícia conta também com o apoio de testemunhas, que terão a identificação preservada. Quem tiver informações pode ligar para o Disque Denúncia, pelo telefone 181.

Reintegração

A Secretaria de Assistência Social da prefeitura informou nesta terça-feira (17) que tenta reintegrar os moradores de rua que foram intoxicados às famílias. Caso não queiram, outra alternativa é encaminhá-los para um abrigo da prefeitura.

Ainda segundo a secretaria, um dos andarilhos que receberam alta nesta segunda-feira (16) retornou para a casa, após contato da prefeitura. Outro voltou para a praça e se recusou a ir para uma unidade de acolhimento da prefeitura. O órgão informou, ainda, que os outros dois andarilhos que receberam alta estão recebendo acompanhamento de técnicos da prefeitura, mas ainda não têm lugar para ficar.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições