Descontente na coalizão de Dilma, PMDB pressiona por mais espaço

Descontente na coalizão de Dilma, PMDB pressiona por mais espaço

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

O descontentamento do PMDB com o espaço que tem na coalizão do governo de Dilma Rousseff não está restrito às nomeações do segundo escalão. Os peemedebistas reclamam que não são chamados a discutir o planejamento para o país e ainda ficam com a pecha de fisiologistas, como confirmou um peemedebista que preferiu não ser identificado.

- O PMDB vai estar afinado com o governo, se o governo estiver afinado com o PMDB. Se o PMDB não tiver o tratamento que merece pode haver ruído.

O que, até meados de dezembro, era uma troca de lamentações entre os peemedebistas, que nos corredores demonstravam descontentamento com a perda de orçamento e espaço na Esplanada dos Ministérios, agora virou pressão política explícita.

O líder da bancada na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), saiu de um almoço entre peemedebistas nesta terça-feira (4) dizendo que a bancada ainda precisa ser convencida pela equipe econômica que o salário mínimo de R$ 540, como definiu o governo, é o melhor para os trabalhadores do país.

Em conversa com jornalistas em seu gabinete, Alves disse que o debate sobre o valor do salário mínimo promete ser explosivo na Câmara e, por isso, a equipe econômica precisa explicar aos aliados, por que tomou a decisão de dar o reajuste no limite do acordo com as centrais sindicais, sem ouvir os partidos que compõem a coalizão.

- A votação do salário mínimo vai ser um bom teste (para a presidente). Não de força, mas de convencimento.

Na tarde desta terça, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que qualquer tentativa no Congresso de elevar o valor do salário mínimo este ano para patamar superior a R$ 540 será vetada pela presidente Dilma Rousseff.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), considera legítima a preocupação do PMDB com o reajuste do salário mínimo, mas disse que não lembra de nenhuma oportunidade em que a bancada peemedebista tenha debatido o tema com o governo.

- Não vamos explorar esse debate pela ótica imediatista. Queremos debater sob a ótica da recuperação do poder de compra do salário mínimo e pela ótica macroeconômica.

A portas fechadas, lideranças peemedebistas apresentam uma extensa lista de reclamações: não entendem como a reunião de coordenação de governo pode ter apenas ministros petistas participando e argumentam que o vice-presidente Michel Temer só está ali por um caráter institucional; não aceitam ser taxado de partido "guloso por cargos", quando o PT tem 17 ministérios e eles seis; reivindicam a participação nas discussões de programas e soluções econômicas do governo; e reclamam que PT e PSB estão fazendo nomeações de segunda escalão em vagas que eram ocupadas pelo PMDB e outros partidos sem consultar os demais aliados.

O líder Henrique Eduardo Alves resumiu a situação em uma frase: "o PMDB agora é mais governo do que era com Lula".

Disputa na Câmara

Aparentemente, o descontentamento do PMDB não atrapalha a aliança com o PT para eleger o deputado Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara. Segundo Alves, esse acordo não está em questão.

Até porque, o acordo entre PT e PMDB prevê que em 2013 um peemedebista receberá apoio do PT para presidir a Casa. Maia disse que não acredita que as decisões do Executivo em relação a nomeações do segundo escalão possam ter repercussão na eleição da mesa da Câmara.

Contudo, por via das dúvidas, afirmou que é natural um partido aliado desde a eleição ter espaço no novo governo.

- É legítimo que todos os partidos que participaram da campanha tenham espaço no governo.

Sinal amarelo

Durante a terça-feira, o líder do PMDB se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e conversou por telefone com o chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, e com o vice-presidente Michel Temer.

Depois das conversas, Alves disse que o clima entre PT e PMDB estava mais tranquilo e comentou que "há males que vem para o bem".

- Esse foi um sinal amarelo que serviu de alerta para que não aconteça de novo, inclusive com outros partidos da coalizão.

Segundo ele, ficou acertado que a partir de março as reuniões do conselho político da coalizão, fórum criado no governo Lula para reunir os partidos aliados e resolver crises políticas e fazer negociações prévias de projetos que serão levados ao Congresso, serão reativadas. Com isso, Alves acredita que os aliados poderão se sentir mais representados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições