Desmatamento da Amazônia foi de 208 km2 em dois meses

Desmatamento da Amazônia foi de 208 km2 em dois meses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

iG São Paulo

Embora desmate do último bimestre do ano seja 54% maior que mesmo período de 2010, a comparação não é válida por causa das nuvens

 

 

Desmatamento da floresta amazônica foi de 208 km2 nos meses de novembro e dezembro

Foto: Getty Images

A Floresta Amazônica perdeu 208 km2 nos meses de novembro e dezembro de 2011. A área corresponde a 25.212 campos de futebol. Os dados foram divulgados hoje (2) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

No último bimestre de 2011, o Pará foi o Estado com maior derrubada de árvore (58,56 km2), seguido pelo Mato Grosso (53,81%) e Roraima (29,24%).

Embora índice represente uma aumento de 54% em relação ao mesmo bimestre de 2010, comparação não tem valor por causa da alta cobertura de nuvens nos dois períodos. De acordo com o diretor de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires, não é possível comparar os dados atuais aos do período de 2010 devido ao quantitativo de nuvem captado pelo satélite na época, de 74%.

A medida foi prejudicada pela cobertura das nuvens. No mapa de alertas de novembro, 47% da área da Amazônia Legal permaneceu encoberta pelas nuvens. No de dezembro, 44% da Amazônia estava coberta de nuvens, o que impediu a observação do sistema.

A derrubada de árvores do último bimestre do ano caiu 45,8% em relação ao desmatamento do mês de outubro de 2011. É importante ressaltar que no mês de outubro - quando 385.56 km2 de desmatamento foram registrados pelo DETER - apenas 5% da Amazônia Legal estava encoberta por nuvens, diferente do cenário apresentado nos meses de novembro e dezembro com quase metade da área com cobertura de nuvens.

O INPE afirma que o período entre novembro e abril, que consiste na época de chuvas na Amazônia e se torna mais difícil a observação por satélites devido à intensidade de nuvens que cobrem a região.

Leia também:
Mudanças climáticas e desmatamento já alteram Amazônia
Desmatamento na Amazônia cai 11% em relação ao ano passado
Desmatamento revela desenhos no solo da Amazônia
New York Times diz ver risco de &recaída na proteção da Amazônia&


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições