MENU

Dez são presos em operação contra tráfico de animais em três estados

Dez são presos em operação contra tráfico de animais em três estados

Atualizado: Quinta-feira, 31 Março de 2011 as 11:52

Dez pessoas foram presas, nesta quinta-feira (31), durante uma operação da Polícia Federal de combate ao tráfico de animais silvestres nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pará. As prisões foram efetuadas em Taquarussu (MS), Anaurilândia (MS), Guarulhos (SP) e Araras (SP), segundo a PF.

Outros três mandados de prisão permanecem em aberto e devem ser cumpridos em Anaurilândia (MS) e Jacundá (PA). Além dos 13 mandados de prisão temporária, a operação pretende cumprir 16 mandados de busca e apreensão e um mandado de condução coercitiva.

O objetivo da operação, segundo a PF, é desarticular uma quadrilha de tráfico de animais silvestres com atuação nos três estados. Os presos devem responder por tráfico de animais silvestres, maus-tratos contra animais e formação de quadrilha.

As investigações para a  Operação Acamatanga, como é chamada, começaram em outubro de 2010, a partir de um inquérito que tramita na Justiça, na comarca de Ivinhema (MS). Os levantamentos, segundo a PF, apontam que a quadrilha conta com estrutura para a captura, transporte, manutenção em cativeiro e revenda de animais silvestres, entre eles araras, papagaios e tucanos.

Apreensões

No decorrer das investigações, filhotes de animais silvestres foram apreendidos em Mato Grosso do Sul e no Pará. Em novembro de 2010, a Polícia Militar Ambiental apreendeu 107 filhotes de aves silvestres que estavam com membros da quadrilha. Os animais eram capturados na região de Anaurilândia e seriam levados para Araras.

Em janeiro, no município de Jacundá, no Pará, a polícia apreendeu 47 filhotes de aves ameaçadas de extinção que estavam sendo transportados por dois integrantes da quadrilha. Os animais seriam levados para um cativeiro em Guarulhos (SP).      

veja também