Dez são presos em operação contra tráfico de animais em três estados

Dez são presos em operação contra tráfico de animais em três estados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:49

Dez pessoas foram presas, nesta quinta-feira (31), durante uma operação da Polícia Federal de combate ao tráfico de animais silvestres nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pará. As prisões foram efetuadas em Taquarussu (MS), Anaurilândia (MS), Guarulhos (SP) e Araras (SP), segundo a PF.

Outros três mandados de prisão permanecem em aberto e devem ser cumpridos em Anaurilândia (MS) e Jacundá (PA). Além dos 13 mandados de prisão temporária, a operação pretende cumprir 16 mandados de busca e apreensão e um mandado de condução coercitiva.

O objetivo da operação, segundo a PF, é desarticular uma quadrilha de tráfico de animais silvestres com atuação nos três estados. Os presos devem responder por tráfico de animais silvestres, maus-tratos contra animais e formação de quadrilha.

As investigações para a  Operação Acamatanga, como é chamada, começaram em outubro de 2010, a partir de um inquérito que tramita na Justiça, na comarca de Ivinhema (MS). Os levantamentos, segundo a PF, apontam que a quadrilha conta com estrutura para a captura, transporte, manutenção em cativeiro e revenda de animais silvestres, entre eles araras, papagaios e tucanos.

Apreensões

No decorrer das investigações, filhotes de animais silvestres foram apreendidos em Mato Grosso do Sul e no Pará. Em novembro de 2010, a Polícia Militar Ambiental apreendeu 107 filhotes de aves silvestres que estavam com membros da quadrilha. Os animais eram capturados na região de Anaurilândia e seriam levados para Araras.

Em janeiro, no município de Jacundá, no Pará, a polícia apreendeu 47 filhotes de aves ameaçadas de extinção que estavam sendo transportados por dois integrantes da quadrilha. Os animais seriam levados para um cativeiro em Guarulhos (SP).      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições