DF registra mais de 1,4 mil casos de dengue até setembro de 2011

DF registra mais de 1,4 mil casos de dengue até setembro de 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Foram registrados 1.408 casos de dengue no Distrito Federal até setembro deste ano. Duas pessoas morreram por causa da doença na capital federal. O número de casos notificados é de cerca de seis mil. Samambaia, a 25 quilômetros de Brasília, é a cidade com mais registros da doença, com 211 casos até o mês de setembro. Em segundo lugar, fica Planaltina, com 160 casos.

No último ano, houve um surto de dengue no DF. Planaltina foi a região com mais casos – 4,6 mil. O período de chuva é propício para o mosquito transmissor, que se prolifera principalmente onde há água parada. Outro fator que agrava o problema é a quantidade de lixo nas ruas.

De acordo com a Vigilância Ambiental, 80% dos focos de dengue estão dentro de casa. Cerca de 600 agentes estão nas ruas para o trabalho de prevenção em todo o DF. A Secretaria de Saúde sabe que o contingente é pouco para tanta demanda, por isso diz que é importante que as pessoas façam trabalhos preventivos nas residências.

A gerente da Vigilância Ambiental no DF, Kênia de Oliveira, afirmou que recipientes com água, de qualquer tamanho, como tampas de garrafas ou cascas de ovos, já são propícios para a formação dos ovos, proliferação das larvas e do mosquito.

“O trabalho em casa tem de ser constante. A gente sempre pede que os moradores tirem a cada semana pelo menos 10 minutos do seu tempo para fazer esse controle e para fazer a vigilância na sua casa”, explicou a gerente da Vigilância Ambiental, Kênia de Oliveira.

A Vigilância Ambiental ainda estuda a aplicação de veneno e inseticida para matar os mosquitos transmissores da dengue no DF.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições