Dilma defende investimento em economia "ecologicamente correta"

Dilma defende investimento em economia "ecologicamente correta"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

A ex-ministra chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, participou nesta segunda-feira (31) de um fórum em São Paulo a respeito das perspectivas para a economia brasileira. A petista defendeu o aprofundamento de iniciativas relacionadas à economia de baixo carbono, cuja principal característica é a menor emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global.

Dilma citou vantagens ''comparativas'' que o Brasil possui na área de energia renovável e em práticas sustentáveis em relação a outros países. Entre elas, lembrou que os produtores brasileiros fazem a fixação de nitrogênio nas lavouras e também a rotação entre lavoura e pecuária. Ela defendeu ainda uma meta de redução do desmatamento na Amazônia e disse que o reflorestamento de áreas degradadas pode gerar ganhos de produtividade. Dilma afirmou que a redução do desmatamento é um compromisso ''independentemente [da posição] dos fóruns internacionais''.

A pré-candidata defendeu que o investimento em infraestrutura no país seja diversificado e que não seja um papel apenas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

''Não conseguiremos garantir o funding de infraestrutura sem a presença dos fundos de pensão atuando de forma mais forte'', disse, defendendo ainda o lançamento de debêntures e o financiamento privado de longo prazo.

''Não podemos deixar que só o BNDES financie a infraestrutura e as demais atividades industriais e econômicas do país'', disse. A ex-ministra previu que, até 2014, quando termina o próximo mandato da Presidência da República, a taxa de crescimento do PIB seja em torno de 5,5% e que a taxa agregada de investimento seja ampliada para 22%. Ela estima que, ao final do mesmo período, dívida pública corresponda a cerca de 30% da economia.

''Bônus demográfico''

A ministra proferiu a palestra ''Brasil, 5ª economia mundial. Como chegar até lá?''. No pronunciamento, voltou a defender a erradicação da pobreza, segundo ela, condição essencial para que o país seja alçado à condição de nação desenvolvida. ''Para o Brasil chegar lá é preciso que se mantenha a política de crescer e distribuir renda''.

Ela afirmou que o país tem uma vantagem única em relação a outros países, o chamado ''bônus demográfico''. ''A população ativa, em idade de trabalhar, é maior que a população dependente, de crianças e idosos. Isso significa que mais jovens podem contribuir paar o crescimento do país. (...) Educação de qualidade é a única forma de capitalizar esse bônus'', defendeu.

Tesoureiro

Dilma comentou ainda a condenação do ex-prefeito de Diadema José de Filippi Junior, nome cogitado para assumir o cargo de tesoureiro da campanha. Ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a devolver R$ 2,1 milhões para os cofres do município por contratação irregular de serviços de advocacia.

Questionada se a condenação afeta a participação do ex-prefeito na campanha, a petista afirmou que a coordenação executiva de campanha ainda avalia o assunto. Segundo Dilma, ele está em Harvard, nos EUA, e os líderes da campanha aguardam seu retorno para uma decisão. ''A coordenação de campanha está fazendo essa avaliação e esperando ele voltar de Harvard, onde está fazendo um curso, para fazer essa avaliação com ele sobre esse assunto'', disse.

Por Maria Angélica Oliveira

Postado por João Neto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições