Dilma diz que erros e acertos de Lula também são seus

Dilma diz que erros e acertos de Lula também são seus

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

A presidente Dilma Rousseff rebateu na noite desta sexta-feira o diagnóstico de que é muito "técnica" e pouco política para exercer a Presidência e afirmou "ter orgulho" de ter feito política "quando era muito difícil" no país.

Ela passou boa parte dos quase 40 minutos do seu discurso durante o 4º Congresso Nacional do PT, que acontece em Brasília, para lembrar feitos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do qual fez parte.

Em discurso, presidente do PT diz que mídia 'tolhe a democracia'

Planalto pede que ministros evitem carro oficial para ir a congresso do PT

Dirceu é mais aplaudido que Lula e Dilma em congresso do PT

"[Dizem que] eu sempre fui uma gerente tecnocrata, despreparada para o exercício da Presidência", disse ela. "Eles esquecem o fato que eu tenho muito orgulho de ter, quando era muito difícil fazer política no Brasil, eu tenho orgulho de ter feito política no Brasil."

Dilma voltou a falar no combate à corrupção, afirmando que "é compromisso republicano e inarredável" de seu governo e negou que tenha recebido de Lula uma herança.

"Não é bem uma herança, uma herança é pouco, é como se fossem aquelas camadas que fundamentam o solo e que garantem que as pedras tenham vários graus de solidez. Eu estou sobre uma pedra muito sólida, que é a experiência de oito anos de um governo que eu tive a honra de participar", disse.

"Os erros e acertos dela [da gestão de Lula] são meus erros e acertos", completou Dilma.

A presidente voltou a defender alternativas à emenda 29 para financiar a saúde. "É um absurdo que a saúde privada neste país gaste duas vezes e meia mais per capita que a saúde pública

É um absurdo que este país, deste tamanho, com a importância que tem, possa gastar 42% per capita menos que a Argentina e 27% per capita menos que o Chile", disse ela.

DIRCEU

Dilma iniciou seu discurso na noite desta sexta-feira reafirmando a democracia e a participação como um valor do partido.

Ela ainda fez ainda um cumprimento especial ao ex-ministro José Dirceu, alvo de várias falas em solidariedade pelo que foi caracterizado como "ataques da imprensa". Ao citar o ex-ministro, foi aplaudida.

  Sérgio Lima/Folhapress         FOnte: FOlha

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições