Dilma encontra Lula e discute crise no BB e ministério

Dilma encontra Lula e discute crise no BB e ministério

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

A presidenta Dilma Rousseff desembarcou sem alarde em São Paulo na tarde desta quinta-feira, para um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião, que não constava da agenda da presidenta, foi descrita oficialmente por sua equipe como uma primeira de cortesia ao antecessor após a conclusão da radioterapia a que ele se submeteu no combate a um câncerna laringe. A agenda, segundo o Planalto, teria sido acertada originalmente na sexta-feira passada.

Na prática, entretanto, Dilma e Lula trataram reservadamente das denúncias de irregularidades que atingem o Banco do Brasil. Além disso, entrou na pauta da conversa o esforço do Planalto para contemplar o PR e o PDT na Esplanada dos Ministérios, em uma estratégia casada com a negociação de alianças para a eleição municipal deste ano. O encontro, ocorrido no apartamento onde o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo, durou mais de três horas.

As trocas no primeiro escalão do governo passam pela campanha do ex-ministro Fernando Haddad à prefeitura paulistana. O PR e o PDT estão entre os alvos prioritários da negociação de alianças comandada pelo PT de São Paulo.

Também como parte da ação para fortalecer a coligação na capital paulista, Dilma alocou ontem o PRB na Pesca, com a nomeação com do novo ministro Marcelo Crivella, arremantando uma estratégia para minimizar o discurso crítico a Haddad na comunidade evangélica.

A reunião entre  Dilma e Lula ocorre após o PR elevar as pressões sobre o Planalto para levar a pasta dos Transportes no xadrez ministerial. Ontem, líderes do partido declararam publicamente que podem vir a endossar a candidatura do ex-governador José Serra à prefeitura paulistana, caso as reivindicações por espaço na Esplanada não sejam atendidas. O PDT também está na mira do PSDB, que tenta atrair o grupo do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, para uma coligação em torno de Serra.

Lula, segundo aliados, ainda sente fortes efeitos do tratamento de radioterapia. O ex-presidente não tem saído de casa, mas realizou nos últimos dias sucessivas reuniões políticas em seu apartamento em São Bernardo. Principal fiador da pré-candidatura de Haddad em São Paulo, o ex-presidente tem se dedicado principalmente à costura de acordos para a corrida na capital paulista.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições