Dilma Rousseff visitará Paraguai no dia 15 de maio

Dilma Rousseff visitará Paraguai no dia 15 de maio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

A presidente Dilma Rousseff fará uma visita no dia 15 de maio ao Paraguai, informou nesta terça-feira (3) o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, após se reunir com o chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro.

Os dois conversaram sobre a votação no Senado brasileiro, prevista para esta tarde, do projeto que autoriza o Brasil a triplicar o valor pago ao Paraguai pela energia excedente da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, no rio Paraná, na fronteira entre os dois países. Esse valor, que chega até US$ 120 milhões por ano, passará para até US$ 360 milhões por ano. Depois de aprovado pelo Senado, o acordo terá que ser promulgado pelo Congresso para entrar em vigor.

Para Jorge Lara Castro, a votação será um passo importante para a integração regional e a votação no Congresso paraguaio da entrada da Venezuela no Mercosul. O Paraguai é o único integrante do bloco regional que ainda não concordou oficialmente com a inserção do país comandado por Hugo Chávez.

“O Congresso tem sua autonomia, tem suas diferentes formas de ver a realidade interna, regional e internacional. Nesse aspecto, será muito importante a aprovação que se realiza no Congresso do Brasil porque trará elementos e critérios para reflexão dos senadores paraguaios. Creio que será um passo muito importante”, disse o ministro paraguaio.

Antonio Patriota também se disse “confiante” com a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul. “Conversamos muito sobre isso. Temos muita confiança que conseguiremos fazer progresso”, afirmou. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições