Dilma: vamos manter inflação sob controle com crescimento

Dilma: vamos manter inflação sob controle com crescimento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:44

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, durante evento com milhares de prefeitos, que o governo manterá o compromisso de controlar a inflação e também de seguir com o crescimento da economia.

Dilma fez uma série de promessas aos prefeitos, entre elas a de que a Fazenda vai liberar 520 milhões de reais ainda nesta terça-feira e, em junho, serão liberados outros 230 milhões de reais, totalizando 750 milhões de reais.

Os valores correspondem aos chamados restos a pagar de convênios realizados em 2007 a 2008 e eram uma das principais reivindicações dos prefeitos.

"Reafirmo aqui meu compromisso permanente com o crescimento sustentável, a estabilidade fiscal e a inflação controlada", disse Dilma na primeira parte do discurso, em que fez declarações sobre a macroeconomia.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado na sexta-feira acelerou a 6,51 por cento no acumulado de 12 meses, rompendo o teto da meta perseguida pelas autoridades, que tem centro em 4,5 por cento e tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

À uma plateia que foi a Brasília fazer cobranças, Dilma disse que em 2011 "temos uma situação melhor que no ano passado", anunciando que entre janeiro e abril foram repassados pelo governo federal aos municípios 17 bilhões de reais, um aumento de 32 por cento sobre o mesmo período de 2010. Apontou o crescimento da arrecadação como motivo para a alta.

A presidente disse que trazia outras "boas notícias", entre elas a assinatura de medida provisória para custeio de novas creches e reforma das unidades básicas de saúde. Também disse que o governo vai estender o PAC saneamento a municípios com menos de 50 mil habitantes.

Afirmou que concorda com a emenda 29 que garante recursos à saúde. "Eu concordo com a reivindicação dos municípios, mas todos nós precisamos reconhecer que é uma discussão bastante complexa, porque envolve os três níveis da federação."

A presidente também fez apelo aos prefeitos para atuarem no projeto de superação da extrema pobreza, que será lançado em breve.

(Reportagem de Hugo Bachega)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições