Diretor de faculdade da USP afirma que campus é inseguro

Diretor de faculdade da USP afirma que campus é inseguro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

O diretor da Faculdade Economia de Administração (FEA), da Universidade de São Paulo (USP), disse nesta quinta-feira (19) que o campus da instituição é inseguro. Segundo Reinaldo Guerreiro, a direção da universidade tem ciência do problema. Na noite desta quarta-feira (18), o estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, foi baleado no estacionamento do campus da USP, que fica na região do Butantã, Zona Oeste de São Paulo.

“O campus das universidade é, de maneira geral, inseguro. Ele é muito grande, muitas árvores, muitos espaços, então, ele é facilitador de todo tipo de ação de bandidos”, disse Guerreiro em entrevista ao Bom Dia Brasil.

Segundo a Polícia Civil, uma testemunha disse que a vítima tirou dinheiro em um caixa eletrônico dentro da própria universidade e foi perseguido até o carro dele, um Passat blindado. O rapaz tentou entrar no veículo para se proteger, mas foi atingido por um revólver calibre 380, de acordo com a polícia.     De acordo com Guerreiro, a reitoria da USP é ciente da falta de segurança e planeja ações para combater a criminalidade no campus. “De fato, temos um problema concreto de segurança no campus”, afirmou.

Ainda segundo ele, a Guarda Universitária é de apoio e, pelo fato de não estar armada, tem dificuldade em lidar com este tipo de ocorrência.

Manifestação

Por volta das 7h40 desta quinta-feira, estudantes da USP se reuniram em frente à Faculdade de Economia e Administração (FEA) para seguir em passeata até a reitoria da instituição. Eles pretendem entregar à administração uma carta aberta pedindo mais segurança no campus.

As aulas foram suspensas pela instituição. O Centro Acadêmico Visconde de Cairu orientava os estudantes para que não entrassem em sala de aula. Os alunos também pretendem fazer um minuto de silêncio em memória de Felipe.

“Vamos caminhando até a reitoria para entregar a carta aberta, a fim de que isso seja um divisor de águas. O episódio de ontem só escancara a violência na USP”, afirmou Antonio Ravioli, diretor do centro acadêmico, estudante de economia.

Na carta, os estudantes mostram seu pesar pela morte e sua preocupação com a segurança. Eles sugerem que haja melhoria na iluminação das áreas externas das faculdades e maior frequência das rondas da Guarda Universitária nos bolsões de estacionamento. “São medidas simples, de baixo custo, e já trariam uma melhoria significativa”, afirmou o estudante.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições