Dois comerciantes são presos no CE por reter cartões do Bolsa Família

Dois comerciantes são presos no CE por reter cartões do Bolsa Família

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

Comerciantes retinham cartões do bolsa família

(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

  Dois comerciantes de Jaguaribara, no Ceará, foram presos na tarde desta quarta-feira (27) suspeitos de reter cartões do programa Bolsa Família para garantir pagamento de conta dos clientes. Junto com os comerciantes, foram flagrados 31 cartões do Bolsa Família, além de cartões da previdência social, de débito e cartões de alimentação. Os suspeitos foram liberados após pagamento de fiança de três salários mínimos.

De acordo com a delegada da cidade, Eliana Maia Morais, os comerciantes faziam vendas que seriam pagas posteriormente. Como garantia do pagamento, os cartões ficavam retidos no comércio. A delegada diz que o caso se configura em crime previsto no Estatuto do Idoso, que prevê no artigo 104 a proibição da prática.

Ainda segundo a delegada, somente os idosos proprietários dos cartões são considerados vítimas, já que a prática não se configura como extorsão. Os cartões estão na Delegacia Regional de Nova Jaguaribara. Os policiais devem ouvir os proprietários dos cartões a partir desta sexta-feira (29).

Prática comum

O crime de retenção dos cartões foi denunciado pela promotoria de Justiça. Segundo a delegada Eliana, promotor e juiz regionais visitaram, acompanhados de policiais civis, vários comércios do Centro de Nova Jaguaribara. A promotoria teria informado a delegada que a prática é comum na cidade. Eliana diz também que é possível que cidades vizinhas adotem a prática ilegal.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições