"Ele mudou a educação no Brasil", diz FHC em velório do ex-ministro

"Ele mudou a educação no Brasil", diz FHC em velório do ex-ministro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:37

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi ao velório do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, que morreu na noite de sábado (25) em São Roque, no interior de São Paulo, após sofrer um infarto fulminante, e afirmou que "a perda é imensa".

"Preciso dizer também que ele mudou a educação no Brasil. Os passos fundamentais do que está acontecendo agora e que vai crescer mais ainda... que é dar acesso a todas as crianças à escola. Criou o Fundef [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental], um passo fundamental para melhorar a educação, o Enem, e fez a lei de diretrizes e bases. Por mim, deixou uma obra marcante e sempre com espírito público", disse. O ex-ministro tinha 65 anos e deixou três filhos e seis netos.

Fernando Henrique Cardoso ainda afirmou que Paulo Renato, ministro durante seu mandato, "tinha uma capacidade de agregar, era um homem generoso, uma pessoa sem ressentimentos, sem inveja, simples de lidar, de forma, que é uma perda muito grande como amigo. O Paulo nunca foi de espírto partidário. Era um homem com espírito publico de país".

O ex-presidente destacou que os dois foram companheiros de longa data. Além de conviver com FHC durante o tempo em que viveu no Chile, Paulo Renato participou da fundação do PSDB e do programa de governo de sua primeira candidatura à Presidência.

O enterro do ex-ministro está marcado para as 10h desta segunda-feira (27) no cemitério do Morumbi, na zona sul de São Paulo.

O velório começou por volta das 10h na Assembleia Legislativa de São Paulo. Além de familiares e amigos, alguns políticos participaram do momento de despedida. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, chegou ao local por volta das 12h.

Durante a tarde, estiveram no velório os ministros da Educação, Fernando Haddad, da Cultura, Ana de Hollanda, e dos Esportes, Orlando Silva.

Infarto

Segundo informações da assessoria do governo do Estado de São Paulo, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Nascido em Porto Alegre, Paulo Renato era formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Um dos fundadores do PSDB, foi ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2002) e Secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra (entre 2009 e 2010) e no governo Franco Montoro (entre 1984 e 1986).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições