MENU

Em apenas um dia, chove em SP mais de 1/4 do esperado para todo o mês

Em apenas um dia, chove em SP mais de 1/4 do esperado para todo o mês

Atualizado: Terça-feira, 27 Outubro de 2009 as 12

Em apenas um dia, choveu em São Paulo o equivalente a 1/4 do esperado para todo o mês de outubro.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da capital (CGE), a precipitação na capital até as 19h foi de 33,6 mm. O índice equivale a 27% da média climatológica para todo o mês de outubro (124 mm).

Além disso, contando os últimos dias de chuva, o mês de outubro já tem uma precipitação acima dessa média histórica.

A Zona Oeste da cidade foi a região mais afetada pelos temporais. Foram 64 mm de precipitação. A região foi também a que teve o maior número de pontos de alagamento (11 ainda estavam ativos às 22h30). Na cidade, eram 18 pontos neste mesmo horário (três intransitáveis).

Durante todo o dia, foram registrados pelo CGE 26 pontos de alagamento. Houve congestionamentos na capital, de mais de 175 km no período da tarde.

A chuva forte deixou toda a cidade em estado de atenção. Às 18h30, o CGE mantinha três regiões em alerta por causa de transbordamento de córregos: Butantã, na Zona Oeste, e Itaim Paulista e São Miguel Paulista, ambos na Zona Leste.

Rodovias

Duas rodovias foram interditadas em razão das fortes chuvas. A Régis Bittencourt, por exemplo, só foi totalmente liberada por volta das 21h30, quando o sentido São Paulo foi aberto aos motoristas. O trânsito ainda era lento à noite entre os km 273 e 276 em razão da lama na pista. O sentido Curitiba acabou sendo liberado às 21h.

A Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, teve o tráfego liberado em ambos os sentidos por volta das 18h10.  As pistas haviam sido fechadas devido a um alagamento, na altura do km 213, em Guarulhos, na Grande São Paulo, causado por uma tempestade. A interdição formou congestionamento no limite de Guarulhos com a capital e também na Marginal Tietê.

veja também