Em MS, pais que não pagam pensão podem ter nome incluído no SPC

Em MS, pais que não pagam pensão podem ter nome incluído no SPC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

Devedores que deixam de pagar pensão alimentícia em Mato Grosso do Sul podem ter o nome incluído nas instituições de proteção ao crédito, como a Serasa e o Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC). A medida, implantada pelo Tribunal de Justiça (TJ-MS) há um ano, serve para cobrar pensões atrasadas e estimular os devedores a quitar seus débitos. Segundo o defensor público Antônio César Bauermeister de Araújo, uma das principais dificuldades era quando o devedor mudava de endereço e a parte credora não conseguia localizá-lo. “Quando o indivíduo tem o nome o incluso no SPC e fica sem crédito, ele automaticamente entra em contato para resolver a questão e assim denuncia o seu paradeiro”, explica

A presidente da Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP-MS), Mônica Maria de Salvo Fontoura, lembra que já existia uma lei prevendo o protesto de dívidas judiciais, mas não abordava especificamente a pensão alimentícia. “Se alguém compra um celular e não paga, tem o nome incluso nas instituições de proteção ao crédito. E se não pagasse a pensão, antes não acontecia nada”, afirma Mônica.

Bauermeister explica ainda que a penhora, outro recurso judicial usado em execuções de sentença, é pouco eficaz nos casos de pensão. “Imagina penhorar um aparelho de TV de um devedor que está morando em Rondônia. Até o produto ir para leilão, demoraria muito tempo e o valor arrecadado também seria pequeno”, diz. Além disso, pela lei, o devedor somente pode ser preso pelo não pagamento dos últimos três meses.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul informou que não há levantamento estatístico de pedidos de inclusão nos serviços de proteção ao crédito.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições