Em passeata, bombeiros e PMs prometem manter greve no Rio

Em passeata, bombeiros e PMs prometem manter greve no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:16

Agência Brasil

Um dos líderes do movimento afirmou que paralisação será mantida

 

 

Participantes do movimento grevista da PM e dos bombeiros fizeram um manifesto na Praia de Copacabana

Foto: Murilo Rezende / Futura Press

Mesmo com a presença de poucos bombeiros e policiais militares, os grevistas mantiveram o ato de repúdio às prisões de militares acusados de incitar o movimento na Praia de Copacabana, zona sul do Rio. A manifestação começou na manhã deste domingo (12) com uma hora de atraso.

 

Os bombeiros e os policiais militares, em greve desde o fim da semana passada, vão definir a manutenção do movimento em uma assembleia após a caminhada. A expectativa é que anunciem a decisão à tarde. O sargento Paulo Nascimento, um dos líderes dos bombeiros, garantiu que, pela categoria, a greve deve continuar.

“Nossa preocupação é manter a greve dentro da normalidade. Estamos com mais de 30% dos atendimentos sendo feitos”, disse. Pelo lado da Polícia Militar, o movimento também deverá ser mantido.

O sargento Sandro Barbeiro Costa defendeu a continuidade da greve desde que seja garantido o atendimento à população. “A PM mantém o movimento pacífico desde o início e hoje pede o fim das prisões arbitrárias. Não entendemos o porquê de as prisões serem feitas em um complexo penitenciário”.

Cristiane Daciolo, mulher do cado do Corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo, preso desde a noite de quarta-feira (8) no Presídio de Segurança Máxima Bangu 1, disse que na segunda-feira (13) terá um posicionamento da Defensoria Pública do Estado sobre a transferência do marido para um presídio militar.

Segundo ela, dois pedidos de habeas corpus já foram negados e, se não tiver um retorno positivo da defensoria, vai busca apoio do governo federal, em Brasília. “[Dependo da resposta] Na terça-feira, estarei em Brasília com um grupo de mulheres de militares".

Cristiane disse que o marido está há cinco dias em greve de fome e garantiu que não há qualquer movimento político por parte do cabo Daciolo e de outros bombeiros para deflagrar uma manifestação contra o governo local.

Ela também descartou que o movimento tenha sido enfraquecido com a saída no sábado (11) da Polícia Civil. “Estamos nesta luta há nove meses, sem a Polícia Civil e sem a Polícia Militar. Os bombeiros vem lutando sozinhos e não vamos parar". Entre as principais reivindicações dos militares, estão o estabelecimento de um piso salarial de R$ 3,5 mil e a libertação do cabo Daciolo.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições