Em São Paulo, Jardins é o local que menos economiza água

Fonte: Globo.com Atualizado: quinta-feira, 28 de agosto de 2014 às 16:46
Região do Jaçanã, na Z. Norte, foi a que mais conseguiu economizar água
Região do Jaçanã, na Z. Norte, foi a que mais conseguiu economizar água

A região dos Jardins, na Zona Oeste de São Paulo, foi a que menos economizou água na cidade no primeiro semestre de 2014. Os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostram que as residências e comércios dos Jardins Paulista, Europa, América, além da Lapa, Alto de Pinheiros, Boaçava, Sumaré e Perdizes tiveram redução de apenas 7,36% entre janeiro e junho.

Desde fevereiro, a Sabesp oferece bônus para os consumidores abastecidos pelo Sistema Cantareira que atingirem a meta de 20% de redução ou mais. Para esses consumidores, há desconto de 30% na conta. Esse abatimento é aplicado já sobre um valor menor, já que a diminuição no consumo resulta em uma fatura mais barata para a aplicação do benefício.

Os bairros da região do Jaçanã, na Zona Norte, foram os que mais conseguiram reduzir a conta de água, com economia de 20,43% no primeiro semestre. Só em junho, o consumo médio por domicílio no Grajaú foi de 9,71 metros cúbicos (m³), o menor da cidade. Já nos Jardins, o consumo médio foi o dobro (18,11 m³/pessoa. Um metro cúbico equivale a 1 mil litros.

A explicação da Sabesp é que a região dos Jardins concentra pessoas com alto poder aquisitivo, onde a economia na conta não faz diferença no orçamento. A bancária Camila Silva denuncia o desperdício. “Eu vejo menos consumo [na cidade], mas aqui é uma região que gasta bastante. Lavam calçada, tem muita piscina.”

A região também possui muitos comércios, restaurantes, salões de beleza e escritórios, com movimento dia e noite e que atraem pessoas de toda capital, segundo o presidente da Associação dos Moradores dos Jardins, Fernando José da Costa. "Nós temos uma região estritamente comercial que utiliza muito água, por exemplo hospital, restaurante, hotel. Os hóspedes que permanecem mais de um dia já tem a consciência de não pedir pra lavar a toalha", afirmou.

Uma padaria 24 horas tem consumo acima da média da região, mas conseguiu fazer mudanças simples que já reduziram o valor da conta de água. “Conscientizando os nossos funcionários pra não abrir a torneira, fechar logo em seguida. No banho ser rápido, porque nós temos o vestiário”, afirmou o gerente geral do comércio, Renato Rinaldi.

Evolução da economia
Em janeiro, o consumo médio por pessoa na capital paulista foi de 165,2 litros por dia. Em junho, o volume caiu para 140,29, redução de 16,23%. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que cada pessoa use 110 litros de água/dia. A região do Jaçanã, que engloba seis bairros da Zona Norte, foi a que mais diminuiu o consumo na capital no primeiro semestre deste ano. A economia foi de 20,43%, de acordo com a Sabesp.

Em um salão de cabelereiro no Tucuruvi, a proprietária conseguiu diminuir o consumo sem perder a clientela. A solução foi não desperdiçar a água fria dos lavatórios. Antes as funcionárias deixavam a torneira aberta até a água esquentar. Agora, elas abrem a mangueira e já começam a molhar as pontas do cabelo. Quando a lavagem chega na raiz, água já está aquecida.

Em um posto de combustíveis do bairro, a medida foi mais radical, mas resultou em economia de 1 mil litros de água por dia. A primeira mudança foi diminuir o número de torneiras de quatro para uma. “Na ducha, nós também suspendemos alguns dias na semana e reduzimos o horário”, revelou o proprietário Marcos Gomes.

 



Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições