MENU

Escola da Zona Leste de SP registra cerca de 30 casos de catapora

Escola da Zona Leste de SP registra cerca de 30 casos de catapora

Atualizado: Quinta-feira, 13 Outubro de 2011 as 1:01

Uma escola na Mooca, Zona Leste de São Paulo, quase suspendeu as aulas por causa da catapora. Cerca de 30 alunos pegaram a doença. O aumento nos casos se dá por causa do tempo mais quente. Os surtos de catapora são mais comuns nesta época do ano, já que a primavera facilita a transmissão do vírus.

As aulas só não foram suspensas porque uma agente de saúde avaliou que não seria preciso. Contudo, 12 crianças do berçário até o ensino fundamental tiveram que ser vacinadas, além de professores.

A catapora atinge principalmente as crianças, mas os adultos infectados com o vírus requerem cuidados especiais. Sobretudo se tiver outras doenças associadas. A doença se caracteriza pela presença de febre e pintas vermelhas espalhadas em todo o corpo, que evoluem para crostas, até a cicatrização. Até julho foram registrados mais de 1.400 casos de catapora em todo o estado de São Paulo

Outras doenças

Além da catapora, outras doenças também aparecem nesta época do ano: coqueluche e conjuntivite. Os municípios paulistas notificaram em 2011, 183 casos de coqueluche.      

veja também