É "estranho" que São Paulo não tenha estádio apto para a Copa, diz Lula

É "estranho" que São Paulo não tenha estádio apto para a Copa, diz Lula

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta quinta-feira (17) a decisão do comitê organizador da Copa de 2014 de cortar o estádio do Morumbi, em São Paulo, da Copa do Mundo de 2014. Lula afirmou achar ''estranho'' que São Paulo não tenha estádio apto para sediar os jogos do campeonato.

''Eu sinceramente não conheço, não sou especialista, mas eu acho que um estado rico como São Paulo que tem um estádio de um time importante como o São Paulo e que funciona desde 1962 quando foi inaugurado no governo Laudo Natel, que o Corinthians emprestou até o Almir para jogar pelo São Paulo, um estádio em que já coube 100 mil pessoas, 50 mil pessoas, um estádio em que o Corinthians foi campeão paulista depois de 23 anos em 1977, não sirva para a Copa do Mundo'', disse. ''Eu acho estranho. Talvez seja uma exigência arquitetônica ou de engenharia que eu não conheça''.

Nesta quarta-feira (16), a CBF anunciou que o estádio do Morumbi estará fora do mundial por não cumprir o projeto de reforma exigido pela Fifa. Lula reiterou que dinheiro público não será utilizado para reformar os estádios para a Copa. Ele destacou, no entanto, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou R$ 400 milhões em financiamento para obras.

O presidente afirmou ainda que o governo e a prefeitura de São Paulo terão que se manifestar para prestar explicações sobre o fato de o Morumbi estar fora do mundial. ''De qualquer forma o governador de São Paulo e o prefeito de São Paulo vão ter que se manifestar a respeito", disse.

''São Paulo é o estado mais importante do ponto de vista econômico no futebol brasileiro. É impossível imaginar que por conta de um estádio que você não vai ter a Copa do Mundo em São Paulo. Se for o caso nós vamos oferecer para a Fifa o Primeiro de Maio, onde nós fizemos as greves de 1978, 79 e 80'', disse Lula. Primeiro de Maio é o nome do estádio de São Bernardo do Campo onde os metalúrgicos se reuniam no final dos anos 70 durante as greves do ABC paulista.

O presidente também comentou sobre a vitória de 2 a 1 da seleção brasileira contra a Coreia do Norte. Segundo Lula, os brasileiros ''são muito exigentes''. ''Nós muitas vezes cobramos de nós exageradamente. A seleção brasileira fez o jogo que deveria ser feito. No segundo tempo jogou bem, correu bem. Nós temos jogadores ainda se entrosando, como o Kaká. O Luís Fabiano ainda não conseguiu marcar um gol, mas eu acho que a seleção teve um 'gol acidente' feito pela Coreia do Norte.''

Lula também disse confiar que a seleção brasileira será hexacampeã. ''Eu acho que o Brasil está aí para ser campeão. O time começou agora, você não tem muito o que inventar. Você tem 23 jogadores, tem que escalar 11 e eu acho que o Dunga está escalando as pessoas que ele acha que vão jogar melhor.Vamos deixar os meninos jogar bola. Os meninos têm qualidade'', afirmou.

Ele minimizou ainda a vitória da Argentina por 4 a 1 contra a Coreia do Sul nesta quinta-feira. ''O primeiro gol da Argentina hoje foi contra. O segundo foi um frango do goleiro. Não vi os outros dois porque estava num ato público''.

Por Nathalia Passarinho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições