Estudante de 19 anos morre de dengue hemorrágica no Rio

Estudante de 19 anos morre de dengue hemorrágica no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Uma estudante de 19 anos morreu de dengue hemorrágica no Rio, elevando para nove o número de vítimas da doença na capital fluminense. A informação do óbito foi confirmada nesta segunda-feira (4), pela assessoria de comunicação do Hospital Barra D'or, onde ela deu entrada no sábado (2), às 22h14, e morreu cerca de 30 minutos depois.

No mesmo dia da morte da estudante, a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio identificou 11.354 possíveis focos de dengue na cidade. Cerca de 7 mil pessoas, em mais de 300 grupos de caminhada, saíram das unidades municipais de saúde e percorreram cerca de 900 quilômetros vistoriando ruas, imóveis e estabelecimentos da cidade. A maioria dos focos encontrados estava em propriedades privadas.

Na sexta-feira (1º), secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, afirmou ao G1 que o momento de pico da dengue no Rio ainda pode durar mais três semanas. O município já conta, até esta segunda-feira, com 14.720 casos de dengue notificados.

Epidemia

Dez municípios do Rio de Janeiro estão com epidemia de dengue. Na última quarta (30), a Secretaria estadual de Saúde anunciou que já foram registradas 23 mortes no estado. A Secretaria municipal de Saúde, entretanto, afirmou na quinta-feira (31) que mais uma pessoa havia morrido de dengue na capital.

De acordo com a secretaria, para avaliar um quadro de epidemia são levados em conta três fatores: número de casos notificados, série histórica de casos ocorridos e se a curva de incidência se sustenta ao longo do tempo.

25 mortes

As mortes pela doença no estado aconteceram nas seguintes cidades: Nova Iguaçu (3), Duque de Caxias (2), Magé (1), Cabo Frio (1), São Gonçalo (3), Maricá (1), Mesquita (1), Rio de Janeiro (9), São João do Meriti (3) e São José do Vale do Rio Preto (1). A Secretaria estadual de Saúde confirma apenas sete mortes no município do Rio, pois o balanço só é divulgado uma vez por semana, na quarta-feira. De 2 de janeiro a 26 de março foram notificados 31.412 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro.

Na capital, nos três primeiros meses do ano, o número de casos já é maior do que o total dos anos de 2010 e 2009 somados. A prefeitura afirmou, por meio de nota, que há tendência de redução de notificações da doença e que, por isso, “não está mais configurada nenhuma região com característica de alertas para surto da doença”.

Dengue tipo 4

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou na quarta-feira (23) os dois primeiros casos de dengue tipo 4 no estado. Segundo o secretário Sérgio Côrtes, a confirmação foi dada pela Fiocruz. São os primeiros casos de dengue tipo 4 confirmados fora do Norte ou Nordeste do país.

As infectadas, conforme informações da secretaria, são as irmãs e estudantes universitárias Caroline, de 22 anos, e Bárbara, de 21, que estão em casa e passam bem. Uma delas precisou ser internada, com fortes dores abdominais.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições