MENU

'Eu mesmo não tenho satisfação absoluta' diz Maia sobre Câmara

'Eu mesmo não tenho satisfação absoluta' diz Maia sobre Câmara

Atualizado: Terça-feira, 1 Fevereiro de 2011 as 9:54

O deputado Marco Maia (PT-RS), candidato da base governista à presidência da Câmara dos Deputados, comentou nesta segunda-feira (31) a estratégia traçada por seu adversário, Sandro Mabel (PR-GO), de apostar na “insatisfação” dos parlamentares para conquistar votos e vencer a disputa pelo comando da Casa.

"A insatisfação existe de todos os lados, eu mesmo não tenho satisfação absoluta em relação ao trabalho da Câmara, à relação da Câmara com outras instituições", disse o petista. Caso seja eleito, Maia afirmou que essa insatisfação será combatida por meio de um "amplo diálogo com todas as instituições da República" para reafirmar o papel da Câmara no país.

Maia possui o apoio oficial de 21 dos 22 partidos que compõem a Casa. Já o deputado Sandro Mabel afirma possuir grande apoio de deputados que não se encontram satisfeitos com a atuação da Câmara nos últimos anos e que temem ter em Marco Maia uma promessa de mera continuidade.

O petista garante que o suposto trunfo do adversário não deve abalar sua candidatura. "Não são insatisfações que movem os deputados na hora de tomar uma decisão sobre quem deve conduzir os rumos da Câmara no próximo período. O que move são as propostas", disse. "Isso nos dá tranquilidade de saber que nossa proposta é consistente, dialoga com a realidade da Câmara dos Deputados e, principalmente, afirma a independência e autonomia da Câmara para exercer o seu papel constitucional de fazer as leis do país", completou.

Apesar de ter o apoio oficial de quase todos os partidos, Marco Maia  disse que ainda trabalha pela vitória. "Estou trabalhando como se nenhum voto tivesse. Estou conversando com todos os deputados, ligando, defendendo as minhas propostas (...) e principalmente defendendo o critério da proporcionalidade, que é uma forma de garantir que todos os partidos tenham representação nos órgãos de direção da Casa", declarou.

Novos deputados

Sobre a expectativa para a eleição, Maia lembrou que ainda é possível haver outros candidatos inscritos. "Estamos trabalhando inclusive com a possibilidade de termos outros candidatos, os 513 deputados são todos potenciais candidatos. A inscrição da chapa ocorre só nesta terça-feira (1º) após a posse", disse.

Tanto Maia quanto Mabel participaram nesta segunda do II Encontro Parlamentar da Câmara dos Deputados, evento de recepção aos parlamentares que chegam para o primeiro mandato na Casa.

Maia também falou sobre sua participação no encontro. "Nós na verdade fizemos uma saudação, mostramos os mecanismos que permitem a atuação plena de todos os parlamentares. Tivemos uma boa participação dos deputados, o que demonstra o interesse de conhecer aquilo que a Câmara disponibiliza como apoio", disse.

Por: Fabio Tito

veja também