Exames para prevenir glaucoma são oferecidos gratuitamente em Cuiabá

Exames para prevenir glaucoma são oferecidos gratuitamente em Cuiabá

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Exames de prevenção para o combate do glaucoma são realizados em Cuiabá, neste sábado (14), gratuitamente. A ação preventina ocorre no Hospital Universitário Júlio Muller, na capital, para orientar a população sobre os riscos e a importância do exame médico para evitar a doença. O atendimento integra o cronograma da 8ª Semana de Prevenção ao Glaucoma em Mato Grosso.

Ao todo 20 oftalmologistas realizam o exame de pressão ocular e do nervo ótico, procedimento que diagnostica a incidência ou riscos de ocorrência do glaucoma. Também serão realizadas palestras e distribuição de material informativo.

O presidente da Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO), Maurício Donatti, explica que esta ação integra as atividades em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio). “Dados da Organização Mundial da Saúde apontam o glaucoma como a terceira maior causa de cegueira no mundo. É muito importante que a população saiba dos riscos desta doença, que não apresenta sintomas até nas fases avançadas de sua evolução. A maioria das pessoas acometidas nem sabe que está doente, por isso a importância do exame médico preventivo”, alerta.

Donatti explica também que, por ser uma doença com componente hereditário e que ainda não teve as causas totalmente descobertas, não há como evitar a incidência. De acordo com Donatti, podemos apenas detectar precocemente a doença, com o tratamento, evitar a progressão para fases mais avançadas, e, consequentemente, a cegueira. Ele lembra que, neste contexto, o glaucoma é semelhante ao diabetes e à hipertensão arterial sistêmica, que são também doenças silenciosas, bastante prevalentes e com alta morbidade.

Para o evento, a organização estima um público de mil pessoas. Mas é importante ressaltar que o exame preventivo será realizado apenas em pessoas com mais de 35 anos, público-alvo da campanha por ser a faixa etária de maior incidência da doença. Além dos médicos oftalmologistas, também participarão do mutirão enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de Oftalmologia. Quem receber diagnóstico positivo, será encaminhado para tratamento no SUS.

  Glaucoma

É uma doença que danifica o nervo ótico, diminuindo gradativamente a visão periférica até chegar à cegueira. O diagnóstico precoce pode prevenir a lesão do nervo e evitar a cegueira. Outros fatores de risco são: idade acima de 40 anos, pessoas de raça negra, miopia acima de seis graus, diabetes e pacientes com doenças oculares.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições