Expedito Júnior desiste de recurso e Senado pode dar posse a Gurgacz hoje

Expedito Júnior desiste de recurso e Senado pode dar posse a Gurgacz hoje

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O senador Expedito Júnior (PSDB-RO) desistiu nesta quinta-feira (5) do recurso que tinha impetrado junto à Mesa do Senado para tentar continuar no cargo após ter o mandato cassado pela Justiça. Com a decisão do tucano, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), estudar dar posse a Acir Gurgacz (PDT-RO), segundo colocado na eleição, ainda nesta tarde.

''Decidi retirar o requerimento da Mesa. Não entrei com o recurso para afrontar o STF. Entrei porque entendi que era direito lutar pelo meu mandato. Não acreditava que ia dar o imbróglio que deu. Eu não desisti, vou brigar no campo dos tribunais'', disse o tucano.

O recurso de Expedito tinha sido encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e só deveria ser julgado na próxima semana. O presidente da comissão, Demóstenes Torres (DEM-GO) já tinha adiantado que seu parecer seria contra a permanência do tucano no cargo.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação ainda em junho, mas o senador continuou no cargo até agora. O segundo colocado na eleição, Acir Gurgacz (PDT), entrou no STF pedindo o afastamento imediato de Expedito e o tribunal tomou esta decisão nessa quarta-feira (28). Nessa terça-feira (3), a Mesa do Senado decidiu enviar um recurso do tucano à CCJ. O próprio presidente do Senado chegou à criticar a decisão.

De acordo com a acusação, acatada pelos ministros do TSE, funcionários de uma empresa de propriedade do irmão do senador cassado, Irineu Gonçalves Ferreira, foram orientados a votarem na coligação de Expedito e a conquistarem votos de amigos e familiares em troca do pagamento de R$ 100,00. Segundo o processo, os valores foram depositados no dia 29 de setembro de 2006 nas contas correntes dos funcionários, cerca de 48 horas antes das eleições.

Expedito nega a acusação e diz que "não lhe foi dado direito a ampla defesa, conforme previsto na Constituição Federal, uma vez que ainda não transitou em julgado decisão do TSE sobre seu processo de cassação". Como o processo já foi concluído no TSE, cabe ao tucano recursos ao STF.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições