Família de bebê que morreu de dengue no RJ quer processar hospital

Família de bebê que morreu de dengue no RJ quer processar hospital

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

A família da menina Maria Clara Silva Martins, de 1 ano e 9 meses, que morreu de dengue hemorrágica na segunda-feira (21), pretende entrar na Justiça contra o hospital Cemeru, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a irmã mais velha da criança, Meire Lucimar Silva, de 28 anos, sua mãe, Maria das Graças Silva Martins, de 45, quer processar a unidade de saúde pelo descaso com a menina e pelo diagnóstico tardio.

Ainda de acordo com Meire, Maria Clara foi diagnosticada na sexta-feira (18) com dor de garganta e, posteriormente, no sábado à tarde, com dores abdominais. Somente no domingo foi detectada a dengue hemorrágica. “O Rio de Janeiro não está preparado para tratar pessoas com dengue hemorrágica”, afirmou a irmã mais velha.

Procurado pelo G1 nesta quarta-feira (23), a administração do hospital não retornou as ligações. Na terça-feira (22), o hospital afirmou que a criança não foi levada à clínica no sábado. Segundo a administradora Fabiana Guimarães, o primeiro e único diagnóstico antes da internação no domingo foi realizado na sexta-feira, onde, segundo ela, foi notificada inflamação na garganta.

Maria Clara foi enterrada na tarde de terça-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência. “Quando a minha filha estava morrendo, a doutora virou para mim e falou: mãe, mãezinha, dengue não tem como descobrir. Essas foram as palavras. Dengue é assim, é traiçoeira, ela mata”, disse a mãe de Clara, sem conseguir conter a emoção.     Demora com bolsa de sangue

Meire afirmou ainda que a menina chegou a receber gratuitamente uma bolsa de sangue na UTI para conter a hemorragia. A segunda bolsa de sangue e ainda uma terceira de plaquetas teriam que ser pagas. Segundo a irmã de Maria Clara, elas teriam demorado seis horas para serem aplicadas.

“O hospital pediu autorização para minha mãe às 15h de segunda. Cada uma custava R$ 400 e minha mãe disse que pagaria. Mas até as 21h, a Clara não tinha recebido nada. Eles alegaram que o sangue estava gelado”, afirmou Meire.

Ela disse que por volta das 21h30, os médicos pediram para que a família saísse do local. "Ficamos preocupados, mas como, anteriormente, eles haviam dito que ela estava melhor, estávamos confiantes”, continuou a irmã, afirmando que Maria Clara teve duas paradas cardíacas.     Notificações crescem em 2011

Em menos de três meses, o número de notificações de casos de dengue no Rio é maior do que o total dos anos de 2010 e 2009 somado na capital. Desde janeiro já foram notificados 8.315 casos da doença na cidade. Nos dois anos anteriores, somados, foram 5.843 notificações.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições