Família de bebê que teve dedo amputado diz que irá à polícia

Família de bebê que teve dedo amputado diz que irá à polícia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

A mãe do bebê de 2 meses que foi internado no Hospital Municipal da Criança, em Guarulhos, na Grande São Paulo, afirmou nesta quarta-feira (6) que deve ir a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência. O bebê Wallas Kevyn da Conceição dos Santos foi internado para tratar uma pneumonia e precisou ter parte do dedo do pé amputado no sábado (30). Segundo a Secretaria de Saúde de Guarulhos, o tratamento dado à criança foi correto. O órgão descarta a hipótese de erro.

“Devo ir entre hoje [quarta-feira, 6] e amanhã [quinta-feira, 7] à delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Alguma hora vai ter que aparecer um responsável. Tenho certeza que foi o erro de um médico ou de uma enfermeira”, disse ao G1 a dona de casa Joice Naraissa da Conceição, de 25 anos.   Segundo a mãe, a criança foi internada com princípio de pneumonia e bronquiolite em 11 de junho. A mãe e o pai se alternavam para acompanhar o bebê, que teve uma convulsão no dia 12 e precisou ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um outro hospital em Francisco Morato. A vaga na UTI só surgiu no dia 14, dia em que uma enfermeira mostrou à mãe o problema no pé da criança.

“Eu vi o dedão direito dele preto e em volta tudo vermelho. Conversei com a médica, mas ninguém me disse o que provocou aquilo”, disse a mãe.

A criança passou a ser acompanhada por um vascular e por um ortopedista. No dia 20, curado da pneumonia, o bebê foi novamente transferido para o Hospital Municipal da Criança, em Guarulhos, para o tratamento do dedo. “Disseram-me que ainda tinha pus saindo do dedo e, por isso, um pedaço do dedo teria que ser amputado”, afirmou a mãe. No dia 30, parte do dedo do bebê teve que ser amputado.

Segundo a dona de casa, o hospital a recebeu muito bem, mas errou ao não comunicá-la rapidamente sobre o ocorrido com o pé do seu filho. “É um absurdo não me contarem o que aconteceu”, disse a mãe.

Em nota, a Secretaria da Saúde de Guarulhos disse que as veias do pé não suportaram a medicação e surgiu uma bolha de soro com medicamento no dedão. No início da tarde desta terça-feira (5), em uma nova nota, a secretaria afirmou que a hipótese mais provável é que a infecção pulmonar tenha se deslocado para o vaso sanguíneo e que isso, provavelmente, tenha sido a causa do problema vascular no dedão da criança.

A secretaria disse ainda que, segundo especialistas, esse problema costuma acontecer em casos de infecções graves.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições