Feriado de carnaval deve ter clima de verão na maior parte do Brasil

Feriado de carnaval deve ter clima de verão na maior parte do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:08

Previsão é de que os termômetros superem dos 35°C no Nordeste. Tempo vai esquentar com os passar dos dias nas regiões Sul e Sudeste. Pancadas de chuva são esperadas

O final de semana e feriado de carnaval deve ser de tempo tipicamente de verão na maior parte do Brasil. Segundo a Climatempo, a maior parte do Sul, do Sudeste, na Bahia e em Sergipe deve ter muito sol e chuva de verão. Áreas de instabilidade formadas pela circulação dos ventos favorece a formação de muitas nuvens carregadas na região central do Brasil.

Para os desfiles das escolas de samba, em São Paulo há mais risco de chuva do que no Rio de Janeiro. Na noite de sexta e pelo menos no começo da madrugada de sábado, a chuva pode cair moderada a forte, atrapalhando os desfiles da capital paulista. A chance de chover nos desfiles de sábado para domingo é bem menor.

O Rio de Janeiro passou os últimos dias com muitas nuvens e chuva, mas o tempo deve firmar no carnaval. A previsão é de mais sol e menos chuva no Rio. Na hora dos desfiles, na noite do domingo, a chance de chuva é pequena. As escolas que desfilarem na madrugada de segunda-feira, e depois na noite de segunda e madrugada de terça-feira de carnaval, não devem ter problemas com chuva.

Confira abaixo como fica a previsão do tempo para o fim de semana prolongado de carnaval em todas as regiões:

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

Região Sudeste

Nesta sexta-feira (08), a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera se intensifica e provoca o aumento das áreas de instabilidade sobre grande parte da região. No centro-oeste de São Paulo, o predomínio é de céu encoberto com chuva insistente ao longo do dia. Nas demais áreas paulistas, no sul e no triângulo mineiro, e no sul do Rio de Janeiro, o sol aparece em meio à nebulosidade e as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, não dá para descartar a possibilidade de fortes pancadas em alguns momentos. No centro-norte do Rio de Janeiro, pelo interior mineiro, em Belo Horizonte e no Vale do Rio Doce, o sol aparece mais forte e chove a partir da tarde, mas de forma rápida e isolada. No norte de Minas Gerais, o ar seco e quente inibe a formação de nuvens e não chove.

No sábado (09), a instabilidade diminui no centro-leste de São Paulo. Mas, a circulação dos ventos mantem a nebulosidade espalhada por todo o Estado paulista, no sul e no triângulo mineiro, e no centro-sul do Rio de Janeiro. Nestas áreas, a chuva pode começar ao amanhecer. As pancadas se estendem ao longo de toda à tarde. Nas demais localidades fluminenses, no Espírito Santo e pelo interior mineiro, as pancadas acontecem a partir da tarde. Em Januária, no norte de Minas Gerais, o sol brilha forte e não chove.

No domingo (10), o dia será típico de verão em grande parte da região. No norte e leste de São Paulo, inclusive a capital e litoral paulista, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em quase todo o estado mineiro, o sol aparece brilha forte e faz calor. Por causa do forte aquecimento e a disponibilidade de umidade, as nuvens se formam com facilidade e as pancadas ocorrem a partir da tarde. Nas demais áreas paulistas, o tempo instável persiste e chove a qualquer hora. No norte de Minas Gerais, o ar seco inibe a formação de nuvens e não chove.

Na segunda-feira (11), o dia também será típico de verão na maior parte da região. Nas áreas de divisa com Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba e no litoral norte paulista, o dia amanhece com muitas nuvens e ocorrem pancadas que se estendem até a noite. Nas demais áreas do Sudeste do País, o sol brilha forte e faz calor. A presença do ar quente e úmido ajuda a formar nuvens de chuva e as pancadas estão previstas a partir da tarde. De acordo com a Climatempo, as pancadas podem ser fortes, mas não duram muito tempo. No norte de Minas Gerais, o ar seco e quente inibe a formação de nuvens e não chove.

Na terça-feira de carnaval (12), o sol brilha forte em toda a região. No centro-sul de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o ar quente e úmido ajuda a formar nuvens e as pancadas acontecem a partir da tarde. No Espírito Santo e nas demais áreas mineiras, o sol brilha forte, faz calor e não chove.

Região Nordeste
Nesta sexta-feira (08), a massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens de chuva em grande parte da região. Pelo interior da Bahia e nas áreas de agreste e sertão, o sol brilha forte, faz calor e não chove. No litoral sul baiano, áreas de instabilidade vindas do oceano provocam chuva a qualquer hora. O sol aparece, mas sempre em meio à nebulosidade. Na faixa do litoral nordestino, que vai de Ilhéus até o Rio Grande do Norte, na maior parte do Piauí, inclusive em Teresina, e no oeste e sul do Maranhão, as nuvens se formam ao longo do dia por causa do calor e da alta umidade e chove de forma rápida e isolada. Nas demais áreas maranhenses, a instabilidade é maior e as pancadas ocorrem a qualquer hora.

No sábado (09), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), espalha muitas nuvens sobre São Luís e Fortaleza. Nestas localidades, as pancadas de chuva estão previstas a qualquer hora. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, as pancadas são rápidas e isoladas. Nas demais áreas do Maranhão, no Piauí, a nebulosidade aumenta ao longo da tarde e chove em pontos isolados. No litoral leste nordestino, entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte, o sol aparece, sempre entre muitas nuvens e a chuva está prevista a qualquer hora. Pelo interior baiano e nas áreas de agreste e sertão, o ar seco e quente inibe e formação de nuvens, faz bastante calor e não chove.

No domingo (10), a ZCIT mantém o tempo instável no centro-norte do Maranhão e do Piauí, na maior parte do Ceará, inclusive em Fortaleza, o tempo fica carregado e chove a qualquer hora. No centro-sul do Maranhão, do Piauí, no interior de Pernambuco e de Alagoas, no sul do Ceará e no litoral da Bahia, as nuvens aumentam no decorrer do dia e as pancadas ocorrem a partir da tarde. Nas demais áreas, o sol predomina, faz calor e não chove.

Na segunda-feira (11), a Zona de Convergência Intertropical espalha muitas nuvens sobre o centro-norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Nestas localidades, chove a qualquer hora, mas em pontos isolados. Pelo interior e no litoral nordestino, os ventos úmidos que sopram do oceano espalham muitas nuvens e a chuva está prevista ao longo da tarde. Nas demais áreas do Piauí e da Bahia, a massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens e não chove.

Na terça-feira de carnaval (12), áreas de instabilidade vindas do oceano espalham muitas nuvens sobre o litoral sul da Bahia e entre Alagoas e o Rio Grande do Norte. A chuva é rápida e isolada. No centro-norte do Maranhão e do Piauí, e no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical mantem o tempo instável e com chuva ao longo do dia. Pelo interior nordestino, o sol aparece forte, faz calor e não chove.

Região Sul
Nesta sexta-feira (08), a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera favorece a formação de nuvens de chuva sobre grande parte do Sul do Brasil. No norte do Paraná, o predomínio é de céu encoberto e as pancadas ocorrem ao longo do dia. Pelo interior do Estado, inclusive na Grande Curitiba e no litoral, e no Vale do Itajaí, o predomínio é de muitas nuvens intercalando breves períodos de sol. Chove a qualquer hora. Nas demais áreas de Santa Catarina, em Foz do Iguaçu, e no centro-norte gaúcho, a previsão é de chuva isolada a partir da tarde. Em Porto Alegre e no centro-sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece e não chove. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nas áreas onde a chuva está prevista, não está descartado o risco de temporal.

No sábado (09), áreas de instabilidade mantém o tempo carregado na maior parte da região. No centro-leste do Paraná e no leste de Santa Catarina, o dia segue com muita nebulosidade, alguns períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora. No Rio Grande do Sul e nas demais áreas paranaenses e catarinenses, o sol aparece mais forte e, por causa do calor e a alta umidade, as nuvens de chuva se formam com facilidade. Nestas localidades, chove a partir da tarde. A Climatempo mantém o alerta para chuva forte em alguns momentos.

No domingo (10), a instabilidade diminui e o sol aparece forte em toda a região. No extremo norte do Paraná, ocorrem períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Nas demais localidades do Sul do país, inclusive em Porto Alegre, Florianópolis, Vale do Itajaí, capital e litoral do paranaense, por causa do ar quente e úmido, a partir da tarde, ocorre o aumento de nuvens e as pancadas acontecem em pontos isolados.

Na segunda-feira (11), áreas de instabilidade espalham muitas nuvens sobre o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste e sudeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Nestas localidades, as pancadas de chuva acontecem logo no início da manhã. Nas demais áreas da região, o sol aparece mais forte e, por causa do calor e da alta umidade, as nuvens de chuva se formam com facilidade e as pancadas estão previstas a partir da tarde em ponto isolados.

Na terça-feira de carnaval (12), a passagem de uma nova frente fria aumenta a instabilidade no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Nestas localidades, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora. Em Florianópolis, Vale do Itajaí, na capital e no litoral paranaense, o sol aparece mais forte e chove a partir da tarde.

Região Centro-Oeste
Nesta sexta-feira (08), o tempo quente úmido e abafado e a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera favorecem a intensificação das áreas de instabilidade em grande parte do Centro-Oeste do País. No norte e leste do Mato Grosso do Sul e no centro-oeste do Mato Grosso, o predomínio é de céu nublado com chuva ao longo de todo o dia. No leste do Mato Grosso, no interior e no sul de Goiás e nas demais áreas do Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande, o sol aparece, mas sempre entre muitas nuvens e as pancadas estão prevista a qualquer hora. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, toda a região está sujeita a períodos de chuva com forte intensidade acompanhada de queda de raios e rajadas de vento.

No sábado (09), a instabilidade persiste sobre no centro-oeste do Mato Grosso e no extremo norte de Mato Grosso do Sul. Nestas áreas, o céu fica nublado com períodos de chuva, que podem se estender até a noite. Nas demais áreas do Mato Grosso, no interior do Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Goiás, o sol aparece, sempre entre muitas nuvens e as pancadas estão previstas a qualquer hora. Em Ponta Porã e no Distrito Federal, chove a partir da tarde de forma rápida e isolada.

No domingo (10), a instabilidade começa a perder força sobre o Centro-Oeste do Brasil. No centro-leste do Mato Grosso e na maior parte do Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande, o sol volta a aparecer, mas a nebulosidade predomina. De acordo com a Climatempo, as pancadas ocorrem a qualquer hora. Nas demais áreas da região, o sol aparece mais forte e chove a partir da tarde. Apesar de a instabilidade diminuir um pouco, o tempo ainda fica muito abafado e não dá para descartar a possibilidade de chuva forte em alguns momentos.

Na segunda-feira (11), o sol brilha forte em todo o Centro-Oeste. Nos três estados da região, o ar quente e úmido ajuda a formar nuvens de chuva e as pancadas ocorrem a partir da tarde em pontos isolados. De acordo com a Climatempo, não para descartar a possibilidade de chuva forte em alguns momentos.

Na terça-feira de Carnaval (12), o tempo praticamente não muda na região. O sol aparece forte e a temperatura entra em rápida elevação no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e em Goiás. Por causa do forte aquecimento e a disponibilidade de umidade, as nuvens de chuva se formam com facilidade e as pancadas ocorrem em pontos isolados.

Região Norte
Nesta sexta-feira (08), a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera e o predomínio do tempo quente e úmido, as áreas de instabilidade se intensificam em parte da região. No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, o tempo fica bastante instável e com o céu encoberto por nuvens carregadas de chuva, que podem provocar temporais. No norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no centro-leste do Tocantins, inclusive em Palmas, por causa do calor e da alta umidade do ar, as nuvens de chuva se formam com facilidade e chove a partir da tarde. Nas demais áreas, a previsão é de chuva a qualquer hora e as pancadas de chuva se estendem até a noite. A sensação é de abafamento em toda a região.

No sábado (09), a áreas de instabilidade persistem sobre o centro-sul do Acre e em Rondônia. O céu fica encoberto ao longo de todo o dia e as pancadas de chuva ocorrem desde o início da manhã até a noite. Em Roraima, no norte do Amazonas e no Tocantins, o sol aparece mais forte e chove a partir da tarde. No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deixa o tempo instável com previsão de chuva a qualquer hora. No Pará e nas demais áreas do Amazonas, o tempo abafado provoca chuva a qualquer hora.

No domingo (10), as áreas de instabilidade perdem força e o sol aparece em toda a região. No Acre, em Rondônia, na maior parte do Amazonas e no centro-norte do Pará, o predomínio é de muitas nuvens intercalando breves períodos de sol e com chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Pará e do Amazonas, e no Tocantins, por causa do tempo quente e úmido ocorre o aumento das nuvens e acontecem pancadas de chuva ao longo da tarde. De acordo com a Climatempo, as pancadas são rápidas e isoladas. No Amapá, a ZCIT deixa o tempo carregado e chove a qualquer hora.

Na segunda-feira (11), as áreas de instabilidade se concentram ao norte da região. No centro-norte do Amazonas e do Pará, em Roraima e no Amapá, o sol aparece, mas sempre entre muitas nuvens e as pancadas ocorrem a qualquer hora do dia. No Acre, em Rondônia, no Tocantins e nas demais áreas do Amazonas e do Pará, o sol brilha forte, faz calor e chove a partir da tarde em pontos isolados. Não está descartado o risco de temporal em algumas localidades.

Na terça-feira de carnaval (12), o tempo não muda muito no Norte do País. Por causa do forte aquecimento e a alta umidade do ar, as nuvens de chuva se formam com facilidade sobre grande parte da região. No Amazonas, no centro-norte do Pará, no Amapá e em Roraima, as pancadas ocorrem a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, o sol brilha forte e a chuva está prevista a partir da tarde.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições