Festival de humor "Risadaria" começa hoje em SP

Festival de humor "Risadaria" começa hoje em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:26

Para o escritor Mark Twain, o riso era a única arma eficaz dos homens; já Charles Chaplin, mestre do cinema, dizia que "rir é um tônico, um alívio, uma pausa que permite atenuar a dor". É com esse espírito que começa hoje no pavilhão da Bienal o Risadaria, o maior festival dedicado a todas as formas de manifestação do humor, do teatro à TV, do Brasil.

"Depois da fatalidade [o assassinato do cartunista Glauco Vilas Boas, 53, e de seu filho Raoni, 25, na madrugada da sexta-feira passada], ficou todo mundo muito abalado. Já contávamos com sua participação", diz Paulo Bonfá, humorista conhecido pelo "Rockgol", da MTV, e idealizador do evento juntamente com Marcelo Tas do CQC, Marcelo Madureira do Casseta e Planeta, Wellington Nogueira do Doutores da Alegria, Caco Galhardo e Diogo Portugal. Apesar de pensado para abrigar homenagens a grandes humoristas ainda em atividade, como os eleitos Chico Anysio e Millôr Fernandes, o festival inclui em sua programação um tributo a Glauco, que assinava tiras diárias na Folha.

Haverá um espaço dedicado ao material gráfico que enviou para o evento, e, no domingo, os amigos Laerte e Angeli debaterão sobre jornalismo com humor, em data que marcaria a reunião de Los Tres Amigos.

Bonfá resume o espírito do Risadaria na seguinte fórmula: "É um misto de Disneylândia com Rock in Rio. Teremos um grande acervo sobre humor na TV, no rádio, na internet, e performances únicas, como as que o público esperava do Rock in Rio". Uma delas será a apresentação ao vivo, hoje à noite, da trupe do "Casseta & Planeta".

A estrutura do local é dividida em quatro partes:

Exposição - mais de 9 mil metros dedicados ao melhor do Humor da TV, rádio, internet e cartuns

Palco Devassa - grandes comediantes se apresentam de hora em hora em um palco montado no meio do pavilhão

Sala Volksvagen - um cinema que só exibe comédias e um auditório com debates sobre humor no futebol, humor na internet, jornalismo com humor, e outros

Teatro Devassa - shows especiais com hora e assentos marcados

"Reunimos a nata do humor nacional. Quer dizer, a nata, não, porque todo mundo coa o leite e joga fora. Teremos a espuma do leite", brinca Bonfá.

RISADARIA Quando: de hoje a domingo, das 10h às 22h

Onde: Pavilhão da Bienal (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3 - parque Ibirapuera)

Quanto: de R$ 30 a R$ 100 (estudantes idosos acima de 60 anos pagam meia)

Classificação: menores de 16 anos somente acompanhados por pais ou responsáveis legais

Por: Rodrigo Russo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições