Fiscalização diz que metade das oficinas de gás veicular em SP está irregular

Fiscalização diz que metade das oficinas de gás veicular em SP está irregular

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A fiscalização aponta que metade das oficinas que instalam sistema de gás veicular na cidade de São Paulo está irregular. Fiação elétrica isolada de forma inadequada, cilindros no chão e em contato com a umidade, além de equipamentos que produzem faísca compõem uma situação de risco evidente em locais onde a matéria-prima é o gás.

O agente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) João Pascoal aponta evidências em uma das oficinas visitadas. "A chance de problema é grande", afirma.

O mais grave é que essas oficinas que convertem motores para gás são clandestinas e não têm registro no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

"Nós fazemos vistorias contínuas nas empresas regulares, a cada seis meses, para verificar o processo deles. Empresas clandestinas não têm controle nenhum", compara Pascoal.

Os fiscais não fecham a oficina. Eles determinam que a empresa pare imediatamente as atividades de manutenção, instalação e retirada do kit gás. A multa prevista nesses casos varia de R$ 100 a R$ 50 mil.

Algumas oficinas vistoriadas já tiveram registro, mas decidiram não renovar o documento porque a papelada custa caro. Segundo Ricardo Jacob, dono de uma oficina, o custo para renovar "não compensa".

Na cidade de São Paulo, 34 oficinas trabalham legalmente. Os agentes acreditam que, pelo menos, outras trinta prestam serviço sem registro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições