GDF inaugura bloco de hospital infantil que leva nome de José Alencar

GDF inaugura bloco de hospital infantil que leva nome de José Alencar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Obras do hospital infantil começaram em 2005

(Foto: Divulgação / Abrace)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal inaugura nesta quarta-feira (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, o bloco ambulatorial do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, no Setor de Áreas Isoladas Norte.

A unidade deve atender gratuitamente duas mil crianças por mês e será admnistrada pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada,

Além de tratamento oncológico e hematológico, o hospital também vai oferecer ambulatórios de alergia, cirurgia pediátrica, nefrologia, pneumologia, reumatologia, entre outras especialidades. Para ter direito ao atendimento, a criança deve ser encaminhada por um médico dos centros de saúde ou das unidades do Programa de Saúde da Família.

Segundo a Secretaria de Saúde, equipes de especialistas que atuavam no Hospital de Apoio e no Hospital de Base passarão a trabalhar na unidade. A estimativa é que quando o prédio estiver concluído sejam realizados 27 mil atendimentos todo mês. O segundo bloco, que não tem data para inauguração, vai contar com internação, cirurgias, UTI e diagnóstico especializado. Na edição desta terça-feira do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz disse que o câncer é a principal causa de morte por doença em jovens e crianças entre 5 e 19 anos. A secretaria informou que realiza em média 800 consultas por mês de oncologia infantil e registra cerca de 250 novos casos por ano. Os tipos mais comuns são leucemias e linfomas.

Homenagem

As obras começaram em 2005 no terreno cedido pela Secretaria de Saúde. Os recursos para a construção vieram de doações da comunidade e de empresas e também de eventos promovidos pela madrinha da instituição Mariza Campos Gomes da Silva, esposa do ex-vice-presidente José Alencar.

A Secretaria de Saúde e a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) assinaram o termo de parceria para construção do hospital em junho, durante missa em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar .

Alencar morreu no dia 29 de março, aos 79 anos, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos. Ele lutou contra a doença durante 13 anos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições