Governador de SP diz que delegado afastado ainda é investigado

Governador de SP diz que delegado afastado ainda é investigado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (15) que as investigações da Corregedoria da Polícia Civil sobre o envolvimento do ex-diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) Marco Antonio Desgualdo, afastado do cargo nesta segunda-feira (14), não terminaram. De acordo com o governo, o afastamento ocorreu devido a “apurações preliminares apontarem seu envolvimento no episódio do Shopping Pátio Higienópolis”.

O G1 tenta falar com Desgualdo desde a tarde desta segunda-feira, mas não obteve retorno do delegado.

Um vídeo gravado pelas câmeras do shopping vazou e foi parar no site YouTube. Ele mostra um encontro entre o secretário da Segurança, Antonio Ferreira PInto, e um repórter do jornal "Folha de S.Paulo". Dias depois de os dois se reunirem no shopping, o jornal publicou reportagem sobre a suspeita da venda de dados do governo pelo sociólogo Túlio Kahn, então chefe da Coordenadoria de Análise e Planejamento. Ele foi demitido dias depois da denúncia.

“O trabalho da Corregedoria não terminou, então vamos aguardar”, disse o governador. Desgualdo foi delegado-geral de 1998 a 2006, durante as gestõe de Mário e Alckmin à frente do estado. “Foi um bom delegado-geral, é um homem do DHPP, um especialista na área de homicídios. Agora, cargo de diretor, diretor de DHPP, da polícia, é cargo de confiança do delegado-geral e do secretário da Segurança Pública. Então, foi substituído.”     O governador evitou comentar as ações do delegado afastado e também afirmou que não irá interferir na escolha de seu substituto, que ainda não é de seu conhecimento. “Isso não é uma escolha política do governador, eu não preciso nem conhecer o diretor do DHPP. O importante é que seja um bom policial, seja da confiança do delegado-geral e do secretário da Segurança. Quem eles nos indicarem nós vamos nomear.”

Na segunda, antes do afastamento, Alckmin já havia afirmado, sem citar nomes, que os responsáveis pelo vazamento das imagens do shopping serão punidos. “Se alguém desvirtuou seu exercício policial, será punido”, disse.

Vazamento

Procurada na semana passada, a Folha informou que o repórter se encontrou em local público com o secretário da Segurança, autoridade da área de especialização do jornalista. A Folha lamentou que imagens colhidas no circuito interno do shopping tenham sido utilizadas na tentativa de coibir o trabalho da imprensa.

O Shopping Pátio Higienópolis divulgou nota informando que "as fitas do circuito interno foram entregues à policiais do estado de São Paulo em cumprimento de uma determinação para esclarecimento de diligência policial". Segundo o shopping, "é comportamento padrão da direção geral do shopping e de todos os seus gerentes, subgerentes e supervisores atenderem prontamente toda e qualquer solicitação de autoridade constituída, com presteza e transparência".      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições