Governo do Rio anuncia reforma em estações de trem na Zona Oeste

Governo do Rio anuncia reforma em estações de trem na Zona Oeste

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

As estações de trens de Magalhães Bastos e da Vila Militar, na Zona Oeste do Rio, serão completamente reformadas. O projeto faz parte de uma parceria entre a Secretaria estadual de Transportes e a SuperVia, concessionária responsável pelo serviço de trens no estado. O objetivo é preparar a cidade para os Jogos Mundiais Militares, em 2011. A maior parte dos equipamentos esportivos está localizado naquela região.

O projeto prevê melhorar a acessibilidade das estações, com a instalação de elevadores, rampas de acessos e sinalização para deficientes, além da instalação de piso tátil e placas em braile. Na área interna, câmeras de monitoramento serão instaladas, e lojas e lanchonetes, construídas. Bicicletários e novas bilheterias também serão implantadas. Na parte externa, o entorno das estações também será contemplado.

O governo prevê abrir a licitação para as duas obras até o fim de novembro. A conclusão da  reforma deve acontecer até maio de 2011, e os jogos começam em julho. Estações seguirão modelo sustentável

As novas estruturas serão compostas de material ecologicamente correto. O aço das vigas e pilares possibilitará uma possível reciclagem no futuro.

O funcionamento das estações também seguirá padrões respeitando o meio ambiente, com uso de energia solar para as lâmpadas de emergência, reuso da água nos banheiros e na lavagem dos terminais, além de cobertura que permitirá o melhor aproveitamento da luz do dia.

De acordo com Sebastião Rodrigues, secretário de Transportes, a meta do estado é oferecer conforto e qualidade não só para os torcedores que irão assistir aos Jogos Militares, mas principalmente aos milhares de passageiros que utilizam todos os dias essas estações.

Novas reformas estão previstas

Ao final das obras nas duas estações, elas se tornarão modelos para outros terminais que também deverão ser reformados, segundo a Secretaria. Até 2016, a previsão é que todas as 89 estações do estado sejam reformadas.

“Com essas obras, vamos inaugurar um novo padrão de estações para o sistema de trens metropolitanos. Além da questão sustentável e ecológica, a acessibilidade é o grande diferencial desses novos investimentos”, comentou o secretário.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições