Greenpeace quer desmatar 'zero' e revolução energética

Greenpeace quer desmatar 'zero' e revolução energética

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

O Greenpeace vai defender duas bandeiras principais durante a Rio+20: a campanha pelo \"desmatamento zero\" das florestas brasileiras e a chamada revolução energética, troca dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo) por fontes de energia renováveis. Os ativistas, no entanto, estão pouco confiantes em mudanças significativas, devido à ausência de líderes importantes, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que enviará como representante a secretária de Estado, Hillary Clinton.

"Passou a primeira década do século e as principais fontes de energia da humanidade continuam sendo os fósseis. Precisamos, e rápido, de uma revolução energética\", disse o coordenador do Greenpeace para a Rio+20, Nilo D\'Ávila. \"Não precisamos esperar o petróleo ou o carvão acabarem para procurarmos novas fontes. A idade da pedra não acabou por falta de pedra.\"

Até o fim da conferência, a organização vai focar as atividades na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, evento que se contrapõe às reuniões oficiais de autoridades no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Para o Greenpeace, a única mudança concreta que pode surgir durante a conferência é um acordo internacional para lidar com as áreas protegidas em águas internacionais. \"Tudo pode acontecer, inclusive nada\", disse D\'Ávila. \"Inegavelmente, a Rio+20 está esvaziada dos líderes que poderiam `bater o pé\'. A gente não salva o planeta se China e EUA, principalmente, não se moverem. O protocolo de Kyoto mostra isso.\"

 

Leia também:  GUIAME

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições