MENU

Greve dos motoristas afeta 900 mil pessoas em Brasília

Greve dos motoristas afeta 900 mil pessoas em Brasília

Atualizado: Segunda-feira, 21 Junho de 2010 as 2:35

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus afetava, na manhã desta segunda-feira (21), 900 mil pessoas em Brasília. Os manifestantes afirmam que a paralisação, que teve início nesta madrugada, deve continuar até terça-feira (22).  

Ao contrário do que é permitido, os motoristas desrespeitam a lei e trafegam com 30% da frota – o exigido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) é a manutenção de 60%.

Entre os benefícios exigidos para que o transporte público volte ao normal, estão o aumento salarial de 20% e a renovação do acordo coletivo que garante uma lista de cerca de cem benefícios.

Porém, os empresários se recusam a atender às exigências dos rodoviários sem o aumento de 28% no preço da tarifa. O governo, por sua vez, afirmou que não vai intervir na questão e não fala em alterar o valor das passagens.

Confusão

Na semana passada, os motoristas diminuíram a circulação de ônibus como forma de protesto . Os usuários do transporte público de Brasília ficaram irritados com a demora dos ônibus na volta para casa e provocaram um quebra-quebra, a poucos metros do Congresso Nacional.

Os rodoviários pediam um aumento salarial, e o movimento causou o problema a demora entre um ônibus e outro. O resultado foi muita violência em uma das pistas da Espanada dos Ministérios.

veja também