Henrique Meirelles entra para o PSD, partido de Kassab

Henrique Meirelles entra para o PSD, partido de Kassab

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

O ex-presidente do Banco Central no governo Lula (2003-2010), Henrique Meirelles, deve assinar a ficha de filiação do PSD e transferir seu domicílio eleitoral para a cidade de São Paulo.

A operação será consumada na tarde de hoje (7.out.2011), último dia para regularização de filiação partidária para políticos interessados em concorrer a prefeito ou a vereador no ano que vem.

No caso de Meirelles, ele se torna automaticamente mais uma opção do Partido Social Democrático para a disputa da Prefeitura de São Paulo em 2012. O PSD foi idealizado e é comandado pelo atual prefeito paulistano, Gilberto Kassab –egresso do DEM.

Meirelles não tem garantida a sua candidatura a prefeito. O preferido de Gilberto Kassab ainda é o atual vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos.

Mas, na realidade, a entrada do ex-presidente do Banco Central no PSD tem dois objetivos principais mais estratégicos. Primeiro, ele fica como uma espécie de “reserva de valor” do PSD para a disputa da Prefeitura de São Paulo. Andava um pouco sumido e volta a ser um player. Ganha mídia espontânea ao longo do próximos meses. Políticos reclamam, mas não vivem sem a imprensa.

O segundo objetivo da entrada de Meirelles no PSD é dar a essa sigla uma conformação mais robusta entre os representantes do establishment nacional. Embora tenha uma bancada na redondeza dos 50 deputados na Câmara, não se pode dizer que a sigla de Kassab seja um berço de intelectuais e políticos brilhantes. Exceto alguns dos principais idealizadores da sigla, a maioria é composta por ilustres desconhecidos. A chegada do ex-presidente do BC dá um verniz extra a essa nova agremiação.

Por fim, a outra leitura possível é que Gilberto Kassab está, de fato, tendo por enquanto um sucesso razoável na sua empreitada de montar um novo partido político no país.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições