Ibametro apreende mais de 800 brinquedos em fiscalização na Bahia

Ibametro apreende mais de 800 brinquedos em fiscalização na Bahia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Brinquedps como carrinhos ou dinossauros são aparentemente inofensivos, mas que podem esconder perigos à saúde das crianças. Esses são exemplos dos mais de 800 brinquedos apreendidos em três dias de fiscalização do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) em lojas e supermercados de Salvador e outros oito municípios baianos.

“Eles foram apreendidos [os brinquedos] porque não ostentavam o selo do Inmetro. No caso, é uma peça pequena que pode ser engolida, é um cordão que a criança pode usar para colocar no pescoço...”, explica o coordenador de qualidade do Ibametro Rubens Dourado.

A dois dias do Dia das Crianças, muitos pais ainda estão sem saber o que dar de presente para os filhos. Independente da escolha, os pais devem ficar atentos se o brinquedo apresenta o selo do Inmetro, que fica atrás da embalagem. Essa é a principal garantia de que a brincadeira vai ter sempre um final feliz.   “Para mim tem que ter todas as informações referindo a idade da criança, a utilidade que vai ter. Meu filho quando era pequenininho engolia peça pequena porque não vinha dizendo [na embalagem] ou talvez vinha dizendo, mas a letra era muito pequeninha. Então, pra mim é muito importante”, observa a empresária Iara Ribeiro.

Para que os brinquedos continuem levando as crianças ao mundo mágico, muitos pais estão atentos. “Eu procuro ver se o produto é tóxico, eu vejo se é adequado à idade da criança, se tem peças que podem soltar e a criança engolir, coisas desse tipo. Tem que ter cuidado sim”, conclui a contadora Sueli Santana.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições