Indefinição sobre volta de Lula à ativa preocupa PT

Indefinição sobre volta de Lula à ativa preocupa PT

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

Adriano Ceolin, iG Brasília

Setores do PT estão preocupados com a indefinição sobre a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às atividades políticas. A participação dele na candidatura de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo é considerada fundamental. Além disso, a avaliação é que Lula poderia ajudar a resolver a crise da base aliada com a presidenta Dilma Rousseff.

 

Segundo iG apurou com pessoas próximas a Lula em São Bernardo do Campo (SP), há a informação de que ele poderia retomar as atividades políticas apenas em julho, ou seja, durante o processo de formalização da candidaturas pela Justiça Eleitoral por meio das convenções. O PT de São Paulo trabalha com um prazo mais curto: maio, quando Lula já poderia subir em palanques.

Internado por conta de uma pneumonia, Lula tem evitado receber visitas e os médicos determinaram que ele fale o mínimo possível. A doença é decorrente da baixa imunidade provocada pelo tratamento de um tumor na laringe identificado em outubro. A boa notícia, porém, é que o câncer estaria praticamente curado.

O problema é que os petistas estão ansiosos para poder contar com ele. Divulgada há uma semana, a última pesquisa da Datafolha mostrou Haddad com apenas 3% das intenções de voto contra 30% de José Serra (PSDB). O levantamento indicou ainda que Lula pode mudar o jogo, já que 40% dos entrevistados afirmaram que vão votar no candidato apoiado por ele.

Além da disputa em São Paulo, petistas acreditam que Lula pode auxiliar a presidenta Dilma Rousseff na pacificação da base aliada no Congresso. Na quarta-feira, ela sofreu sua primeira derrota no Senado, que rejeitou por 36 votos 31 a recondução de Bernardo Figueiredo para diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Maior bancada no Senado, o PMDB foi considerado o principal responsável pela derrota. Para os peemedebistas, a relação com Lula era melhor do que com Dilma. Na verdade, ao longo do atual governo, a articulação política funcionou pouco. Tanto a atual ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) quanto o seu antecessor, Luiz Sérgio, sempre foram criticados pela base aliada.

Para não melindrar Dilma, petistas lamentam a ausência de Lula somente nos bastidores. Outros não querem comentar o assunto de jeito de nenhum. “Sobre esse assunto (a participação de Lula) eu não falo nem em “off””, comenta o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), usando o jargão jornalístico para declarações sem identificação.

Líder do PT na Câmara até começo deste ano, o deputado federal Paulo Teixeira (SP) está otimista. “Lula vai voltar e nós vamos ganhar as eleições em São Paulo”, afirma. Ele é cotado para participar da coordenação da campanha de Haddad. Contudo, negou que vá atuar como um dos tesoureiros. “Não fui sequer sondado”, diz.  


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições