MENU

Instrutores de autoescolas não acreditam que aula noturna será cumprida

Instrutores de autoescolas não acreditam que aula noturna será cumprida

Atualizado: Sexta-feira, 19 Março de 2010 as 12

Uma nova lei determina que quem quiser tirar carteira de motorista vai ter que fazer aulas de direção também à noite a partir de maio.  "Acho mais difícil dirigir à noite que o dia", concorda o árbitro de futebol Wales Martins.

No escuro, quase não dá para ler as placas e é ainda mais difícil perceber um pedestre atravessando a rua.

"Você fica com aquela tensão de ser noite, sei lá, tem que estar mais atento", afirma a recepcionista Marcia Aguiar.

Especialistas em trânsito concordam que à noite é preciso ter atenção redobrada. Mas argumentam que há outras situações mais difíceis e os motoristas não são treinados, nas autoescolas, para enfrentá-las.

Para o professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília, Paulo César Silva, aprender a dirigir sob a chuva, por exemplo, seria mais útil ao motorista. "É importante que ele [condutor] tenha domínio sobre a máquina, conhecendo os limites e como ela reage nos diversos ambientes: piso de terra, de asfalto, de concreto. molhado, seco. Isso é mais importante do que obrigar o candidato a passar por um período de treinamento à noite".

Os instrutores de autoescola não acreditam que a lei será cumprida. "Hoje nós temos que fazer 20 aulas obrigatórias. Nem essas 20 aulas estão sendo feitas. Os Detrans não fiscalizam, não têm pessoal para fiscalizar", comenta o presidente do Sindicato dos Instrutores de Autoescola do Distrito Federal, Eli Almeida.

O Conselho Nacional de Trânsito ainda precisa estabelecer quantas horas-aula os futuros motoristas precisarão fazer no período noturno.

veja também