MENU

Inventores brasileiros serão homenageados na Alesp

Inventores brasileiros serão homenageados na Alesp

Atualizado: Terça-feira, 28 Outubro de 2008 as 12

No dia 4 de novembro, comemora-se o Dia do Inventor. A Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a ANI - Associação Nacional de Inventores realizarão no dia 5 de novembro um evento especial para homenagear todos aqueles que têm criatividade e a transformam em ações de empreendedorismo. "A idéia de realizar um evento com tal importância é antiga. Quem o viabilizou foi o deputado Major Olímpio, que reconheceu a necessidade de apoiar os inventores brasileiros, muitos deles premiados até internacionalmente", diz Carlos Mazzei, presidente da ANI. 

O evento contará com uma homenagem especial aos oito inventores que foram premiados na feira de invenções e tecnologia "Taipei International Invention Show and Technomart 2008", que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro em Taiwan, na China. Paralelamente, um exposição de inventos mostrará a criatividade dos inventores brasileiros. 

A comemoração do Dia do Inventor ocorrerá em 5 de novembro, das 14h30 às 18h30, no Auditório Franco Montoro do Palácio 9 de Julho (Assembléia Legislativa de São Paulo): Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera - São Paulo - SP. O evento é aberto ao público e gratuito. 

Premiação Taiwan

Oito inventos brasileiros foram premiados durante um concurso realizado na feira de invenções e tecnologia "Taipei International Invention Show and Technomart 2008" - que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, em Taiwan, na China. O presidente da Associação Nacional dos Inventores, Carlos Mazzei, marcou presença no evento pelo segundo ano consecutivo, representando o Brasil a convite do governo chinês. 

Entre os premiados, sete obtiveram a medalha de bronze por terem ficado em terceiro lugar nas respectivas categorias inventivas. Já o invento de Constantino Kostakis - a Caixa de Pizza Transformer - ganhou medalha de ouro por ter sido considerado o melhor nas categorias Embalagens e Afins e o mais inovador de todo o evento mais informações no quadro abaixo)

"Levamos à feira algumas invenções que simbolizam a criatividade do inventor brasileiro e este concurso foi um importante reconhecimento", diz Mazzei. "Nosso estande recebeu empresários de diversos países, interessados em mais informações sobre os projetos e nosso trabalho no Brasil", completa. 

Veja mais informações sobre os projetos premiados: 

Medalha de ouro

Caixa de Pizza Transformer - Constantino Kostakis

A Caixa de Pizza Útil é uma revolução na utilização de embalagens de pizzas para viagem. A embalagem vem com um sistema para criar elementos destacáveis: porta-copos, quebra-cabeças 3D e jogos.

Medalha de bronze  

Quebra Ampola - Seigi Sasaki

Dispositivo dotado de um corpo cilíndrico no qual se encaixa a ampola. Ela é aberta por um anel cortante que fica na parte inferior do cilindro.

Skate com Iluminação -  Daniel Medeiros

Skate com um botão na parte de cima do shape que, quando acionado, acende leds – pequenos semicondutores com a capacidade de emitir luz quando submetidos a uma corrente elétrica.

Separador de Mamas -  Elódia Ávila  

Soutien especial para prevenção de rugas no colo– causadas pela peso das mamas quando a mulher se deita de lado. A peça, que possui uma superfície adesiva reutilizável, serve para afastar os seios.

Sensor para lateral de automóveis - Isaias Pereira e Tiago Orsin

Faixa protetora que destina-se à proteção da pintura e da lataria dos veículos, devendo ser colocadas em partes mais sujeitas a pequenas colisões.

Carregador via ginástica-  Hércules Ferreira e Flávio

Ciclo-ergônometro carregador de eletroeletrônicos. “Transforma” energia mecânica (muscular), em energia elétrica, por meio de um dínamo acoplado a um capacitor (armazenador de energia elétrica ou bateria.

Embalagem de pizza prato - Ricardo Cukerman

Embalagem de pizza que se destaca no formato um pedaço convencional, funcionando como ‘prato’.  

Guilhotina com luz-  Ricardo Colombini

Régua com leds para aplicar em refiladeiras, guilhotinas e similares com a finalidade de facilitar o usuário a cortar ou refilar com precisão as folhas – uma vez que o dispositivo ilumina a linha de corte.

Postado por: Claudia Moraes

veja também