IPVA pode ficar até 15% mais barato em 2010

IPVA pode ficar até 15% mais barato em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2010 deveria ter uma redução no valor a ser pago nos primeiros meses do próximo ano, que pode chegar aos 20%, segundo o presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), Ilídio Gonçalves dos Santos.

''Com a crise econômica iniciada no ano passado e a determinação do governo em reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), os veículos tiveram uma redução de preço de mais de 20%. Os importados sofreram uma redução maior ainda, de cerca de 30%''.

Com essa redução dos preços dos carros comercializados, a Fenauto espera que as Secretarias de Fazenda de todo o país revejam as pesquisas de preços dos veículos, que são usadas como base para o cálculo do IPI.

De acordo com o presidente da Fenauto, há quase dois meses as associações ligadas à Federação enviaram um documento para as secretarias da Fazenda de cada Estado solicitando a revisão desses cálculos e reivindicando a redução dos valores da tabela.

''Ainda não tivemos respostas de nenhuma dessas entidades''.

Segundo a Secretaria da Fazenda de São Paulo, a divulgação da tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), usada para calcular os valores do IPVA, deve ocorrer entre o final de outubro e começo de novembro.

A partir desses números, os valores poderão ser calculados. Os carros movidos a gasolina pagam 4% do valor da tabela, os movidos a álcool e a gás pagam 3% e para motocicletas são cobrados 2% do valor divulgado, resultando no IPVA, segundo a Secretaria.

De acordo com a assessoria da Secretaria da Fazenda de São Paulo, o órgão só vai se pronunciar sobre a possível redução do imposto após a divulgação desta tabela.

''Esperamos que esses valores sejam reduzidos, para que os consumidores não sejam punidos''.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições