Iraniano Jafar Panahi convidado para júri do Festival de Cinema de Berlim 2011

Iraniano Jafar Panahi convidado para júri do Festival de Cinema de Berlim 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

BERLIM, Alemanha -O cineasta iraniano Jafar Panahi ("Fora do Jogo"), detido brevemente este ano por um filme considerado ultrajante, por Teerã, foi convidado a participar do júri do Festival de Cinemal de Berlim, a Berlinale 2011, informaram os organizadores.

"Esperamos que Jafar Panahi possa participar do festival e realizar esta tarefa tão importante, na 61ª Berlinale", explicou o diretor da mostra, Dieter Kosslick, em comunicado.

O Festival internacional de Berlim será realizado entre os dias 10 e 16 de fevereiro de 2011, na capital alemã.

Jafar Panahi, 50 anos, não pôde participar da Mostra de Veneza em setembro, por ter tido seu passaporte invalidado pelo governo iraniano.

"Proibem-me de fazer filmes há cinco anos. Quando um realizador não é autorizado a fazê-los, significa que está preso mentalmente", havia escrito o cineasta em mensagem lida ao público antes da projeção de "O Acordeão", em Veneza.

Panahi havia sido preso em março e acusado pelo ministério iraniano da Cultura de ter "preparado um filme contra o regime, registrando acontecimentos pós-eleitorais", em alusão a manifestações que se seguiram à reeleição contestada de Mahmoud Ahmadinejad em junho de 2009.

Foi liberado ao final de três meses, mas não pôde participar do júri do Festival de Cannes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições