Jovem que teve joelho errado operado em SP diz que vai processar médico

Jovem que teve joelho errado operado em SP diz que vai processar médico

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:50

 A auxiliar de serviços gerais Tatiane Andrade da Silva Santos, de 24 anos, disse nesta quinta-feira (24) que entrará com um processo contra o médico Celso Dias Fernandes, que a operou no Hospital Santo Amaro, no Guarujá, litoral de São Paulo, na segunda-feira (21). Ela deu entrada no centro cirúrgico para colocar um pino no joelho direito, mas ele foi colocado no esquerdo, que não tinha problema algum. A operação da jovem foi feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico acompanhava a jovem desde março de 2010, quando ela sofreu uma queda, machucou o joelho direito e passou a mancar. Desde então, ela está afastada do trabalho.“Eu vou abrir um processo contra ele e contra o hospital. Mas não há o que pague ter uma perna boa e ter a minha estabilidade”, disse a auxiliar de serviços gerais. A jovem continua com o problema na perna direita e não consegue movimentar a perna esquerda, imobilizada por causa da cirurgia.     médico Celso Dias Fernandes disse que não irá se pronunciar sobre o assunto. O Hospital Santo Amaro informou, em nota, que não houve erro médico. De acordo com a instituição, “exames clínicos e tomográficos realizados apresentaram patologia bilateral idêntica, ou seja, o mesmo problema nos dois joelhos, necessitando, assim, de mesmo procedimento cirúrgico. A decisão pela cirurgia foi compartilhada com a paciente, que, como a mesma declarou, sempre teve ciência dos procedimentos agendados.”

Mesmo assim, o hospital informou que o caso será submetido ao Conselho de Ética Médica. A paciente, entretanto, negou ter se queixado em algum momento de dores no joelho esquerdo. A jovem também afirmou que nunca fez exames na perna esquerda e que todos os exames e laudos feitos são referentes à perna direita.

“Eu nunca me queixei de dor no meu joelho esquerdo. Muito pelo contrário, na perna esquerda estava a minha estabilidade. Estou afastada do trabalho por causa do meu joelho direito”, falou.

A recuperação da cirurgia tem sido dolorosa. “Os remédios amenizam a dor, mas preciso de ajuda para me locomover. Estou passando por tudo isso e ainda corro o risco de ter sequela em um joelho que era bom”, declarou.

A jovem disse que se deu conta de que algo estava errado quando começou a voltar da anestesia. “Senti umas fisgadas. Quando passei a mão senti que a minha perna esquerda estava enfaixada. Quando eu vi o que tinha acontecido, eu entrei em desespero.” A mãe de Tatiane, Ana Valéria Andrade Silva, de 41 anos, chegou a questionar o médico quando se deu conta do engano. “Ele falou que ela tinha o mesmo problema na perna esquerda”, disse a mãe.

O pai de Tatiane, José Antônio da Silva, de 50 anos, disse estar inconformado com o que aconteceu com a filha e que também tem um encaminhamento para uma cirurgia ortopédica no mesmo hospital. “Mas eu não vou querer fazer com o mesmo médico, não”, declarou.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições