Juíza pede investigação para apurar se deputado desacatou policial

Juíza pede investigação para apurar se deputado desacatou policial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

A juíza eleitoral Alexsandra Lacerda afirmou nesta segunda-feira (5)  que instaurou procedimento apurar desacato do deputado Welington Landim a um policial na cidade de Jardim, durante as eleições suplementares em Jardim, neste domingo (4). Como o deputado tem foro privilegiado, os autos serão encaminhados à procudoria do Ministério Público, que pode denunciar Landim por desacato. O procedimento é uma ação pública incondicionada e será apurado pelo Ministério Público.

O deputado Welington Landim disse ao G1 que está à disposição da Justiça e que deve acionar seu advogado caso receba a denúncia. O deputado alega também que não houve desacato. "O que houve foi excesso em tratar mal as pessoas, excesso de querer humilhar. O carro do ex-prefeito Fernando Luz foi vistoriado cinco vezes, e em nenhuma das vezes foi encontrada alguma coisa."

A juíza eleitoral expediu mandado de busca e apreensão após receber denúncia de que Landim e o ex-prefeito cassado de Jardim, Fernando Luz, estariam intimidando os eleitores com uma arma de fogo. Na vistoria, segundo a juíza, Landim insinuou que um soldado iria roubar seu veículo.

“Uma das pessoas que andavam com eles era um procurado nosso e nós queríamos prendê-lo em flagrante”, diz a juíza. No momento da vistoria o deputado falou para a reportagem da TV Verdes Mares Cariri: “Registre aqui a imprensa, para saber se eles não vão roubar”. O policial que cumpria o mandado de busca respondeu “aqui não tem ladrão, tenha calma”. Em seguida o deputado Landim treplicou: “Então me processa”.

O deputado Welington Landim justificou em discurso no plenário da Assembleia Legislativa na terça-feira (6) que nunca precisou de uma arma, e a vistoria não foi em seu carro, mas sim no do ex-prefeito, Fernando Luz. O parlamentar disse que passou o domingo passeando pela cidade, mas que não estava em contato com Fernando, e que só o encontrou na saída do Fórum Eleitoral, depois de encerrada as eleições, quando aconteceu a vistoria.     No carro, foi encontrada uma arma, segundo a juíza. Ela pertencia a um policial que tinha porte para transportar a arma. A juíza determinou a apreensão temporária da arma até que as eleições fossem encerradas. “Nós recebemos a denúncia de que eles estariam usando essa arma para intimidar os eleitores”, diz a juíza Alexsandra.

Ameaças de morte

Ainda de acordo com a juíza Alexsandra Lacerda, os dias anteriores às eleições em Jardim foram “conturbados”. “Recebemos ameaças de morte, de queima de urnas eletrônicas, os delegados de sessão também foram ameaçados”, diz a juíza. Alessandra diz também que adiou até o dia das eleições a entrega das urnas eletrônicas nas zonas eleitorais. “Se entregassem urnas eletrônicas no dia anterior, os delegados poderiam entrar na lista dos possíveis mortos”, afirma. A Justiça Eleitoral recomenda que as urnas eletrônicas sejam entregues no dia anterior à data do pleito.

Deputado estadual Welington Landim teria

insinuado que policial queria furtar seu veículo

(Foto: Marília Camelo/Agência Diário)

  A Justiça eleitoral pediu reforço às polícias federais e civil. O coronel Francisco Gomes avaliou como tranquilo o dia da eleição. “Estivemos com todo reformo solicitado pela Justiça Eleitoral com cerca de 120 homens, e chegamos ao fim da votação na mais perfeita tranquilidade.”

Prefeito eleito

As eleições suplementares de Jardim elegeram o prefeito mais jovem do Brasil, o estudante universitário Antônio Roriz Neves, de 22 anos. Ele deve tomar posse na Câmara de Jardim em 29 deste mês, em sessão extraordinária.

Roriz substitui o ex-prefeito cassado Jorge Luz, que estava na companhia de Welington Landim no momento da busca e apreensão do veículo onde os policiais suspeitavam de ter armas transportadas de forma ilegal. Ele foi cassado após denúncia de abuso de poder político.                

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições