Justiça condena ex-delegado por humilhação a muçulmana no RJ

Justiça condena ex-delegado por humilhação a muçulmana no RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

Um ex-delegado foi condenado a um ano e onze meses por injúria preconceituosa contra uma mulher em uma padaria do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, o homem ofendeu uma mulher que portava a burca, véu característico da cultura mulçumana. A sentença foi dada pela juíza Andréa Fortuna Teixeira e à ela não cabe mais recurso.

A juíza substituiu a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direito, consistentes na prestação de serviços à comunidade, a uma entidade assistencial, hospitalar ou escolar, e limitações no fim de semana, que ainda serão definidas pelo juiz da Vara de Execuções Penais.

De acordo com o TJ, o ex-delegado fez uma série de comentários preconceituosos sobre religião e raça quando reparou que a vítima vestia a indumentária tradicional das mulçumanas. Quando a vítima foi abordá-lo, ele começou a ofendê-la, dizendo que na religião islâmica seria “comum pais se relacionarem sexualmente com suas filhas, que era um absurdo a forma como as islâmicas se vestiam, bem como, deveria ser investigado o motivo pelo qual pessoas daquela religião poderiam residir no Brasil”

O TJ informou também que o condenado pegou um pano para simular o uso da burca e chamou a mulher de "palhaça" por estar vestida daquela forma. Ele disse ainda que ela deveria ser "um braço do Iraque no país".

Vítima é brasileira

Para o TJ, em sua defesa, o ex-delegado, que durante o episódio apresentava sinais de embriaguez, disse que tem "certa aversão ao Irã e ao Iraque porque perdeu um parente que serviu pelos EUA na guerra do Golfo".        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições