Justiça do Acre condena Hildebrando a mais de 11 anos de prisão

Justiça do Acre condena Hildebrando a mais de 11 anos de prisão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

O ex-deputado federal e coronel reformado Hildebrando Pascoal foi condenado na noite desta segunda-feira a 11 anos e seis meses de prisão pelo crime de sequestro e cárcere privado de Clerisnar dos Santos Alves, esposa de José Hugo, e dos filhos Havila César e Arelc dos Santos Alves.

O júri também condenou Manoel Maria Lopes, o "Coroinha", a dez anos de reclusão. O ex-sargento da Polícia Militar Alex Barros recebeu pena de dez anos em regime fechado. O empresário Ney Roque e o policial militar Marco Antônio receberam oito anos e seis meses de reclusão. O primo de Hildebrando, o ex-comandante da PM, Aureliano Pascoal, foi o único a ser absolvido.

O julgamento, marcado para começar às 8h30, teve início às 10h30 depois que Hildebrando Pascoal decidiu desconstituir o advogado de defesa, Armisson Lee, e pediu a nomeação do defensor público Valdir Perazzol, o que foi aceito pelo juiz Leandro Leri Gross.

Depois de aberta a sessão, o ex-deputado federal usou o direito de ficar em silêncio e não responder as perguntas. O primo e ex-comandante chegou a chorar e teve dificuldades de se expressar perante o júri.

Para defender o coronel reformado, Perazzo negou que seu cliente tivesse cometido o crime.

Hildebrando Pascoal foi preso em 1999 acusado de liderar um grupo de extermínio, integrar esquema de crime organizado para tráfico de drogas e roubo de cargas.

Ele já foi condenado por dois homicídios, sequestro, tráfico internacional de drogas, formação de quadrilha, crimes eleitorais e financeiros. No total, Hildebrando já foi sentenciado a mais de 130 anos de cadeia.

CASO CLERISNAR

Clerisnar Alves e os filhos, que eram menores, foram sequestrados em 1996 pelos condenados. Na época, o esposo da vítima, José Hugo, foi acusado de matar o irmão de Hildebrando, Itamar Pascoal.

Hugo acabou fugindo e o grupo resolveu pegar a família do suposto pistoleiro para descobrir o paradeiro dele. As vítimas teriam sido levadas para um sítio, onde foram torturados.

Clerisnar Alves morreu de câncer há dez anos.

Lista de acusados e sentenças

Alex dez anos de reclusão regime aberto

Hildebrando 11 anos e seis meses de reclusão fechado

Marco Antônio César da Silva oito anos e seis meses de reclusão fechado

Manoel Maria dez anos de reclusão fechado

Ney Roque oito anos de seis meses de reclusão

Aureliano Pascoal foi absolvido

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições