Kassab diz que shopping poderá ser fechado por contaminação de terreno

Kassab diz que shopping poderá ser fechado por contaminação de terreno

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

Gilberto Kassab participa de evento em São Paulo

nesta segunda-feira (Foto: Juliana Cardilli/G1)

  O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta segunda-feira (19) que o Shopping Center Norte, na Zona Norte de São Paulo, poderá ser fechado temporariamente caso seja confirmada a emissão de gases pelo terreno, que foi usado como depósito de lixo na década de 1980. Na sexta-feira (16), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) colocou o terreno na lista de áreas contaminadas críticas.

Segundo Kassab, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente solicitou à Cetesb todo o material do estudo realizado pela companhia no terreno, “para que nós possamos tomar, caso seja necessário, as providências compatíveis”. De acordo com o prefeito, os órgãos municipais de fiscalização competentes já estão agindo, em conjunto com a Cetesb.

“Caso isso [emissão de gases] seja confirmado, nós deveremos adotar medidas. Poderá ser a exigência de que os donos do empreendimento invistam para a captação desse gás ou até mesmo medidas mais drásticas, como o fechamento temporário de parte ou de todo o empreendimento”, afirmou o prefeito.     De acordo com a Cetesb, a área do estabelecimento comercial, localizado ao lado da Marginal Tietê, foi classificada como contaminada por causa da existência de gás metano no terreno. A região foi utilizada durante décadas como depósito de lixo antes da construção do shopping, na década de 80.

Segundo a Cetesb, “há exigências de caráter emergencial ainda não cumpridas, como a instalação de drenos para o gás metano em toda a área do empreendimento, objetivando afastar quaisquer eventuais riscos de explosividade, em consequência de uma concentração do gás em espaço confinado”.

O empreendimento deve continuar com a classificação crítica até que a situação seja considerada sob controle por técnicos da Cetesb. De acordo com a companhia, os responsáveis pelo Shopping Center Norte já foram autuados.

Riscos

O shopping informou nesta sexta-feira (16) que o metano não ameaça a saúde dos funcionários, lojistas e clientes . O shopping afirmou que estudos técnicos ambientais indicaram que o risco do metano pegar fogo é improvável, uma vez que o gás está no subsolo e não acima do piso. De acordo com a nota, o shopping já contratou especialistas para aprofundar os estudos ambientais e extrair o metano da área.

A reportagem do G1 voltou a procurar o shopping nesta segunda-feira (19), mas o Center Norte não quis comentar a declaração do prefeito.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições