Lewandowski absolve Duda Mendonça por lavagem e abre divergência com Barbosa

Lewandowski absolve Duda Mendonça por lavagem e abre divergência com Barbosa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

iG São Paulo

Revisor considera publicitário e sua sócia inocentes de todas as acusações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas; ele segue relator e condena Valério e outros réus

O ministro revisor do julgamento do mensalão, Ricardo Lewandowski, divergiu do relator Joaquim Barbosa e absolveu o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes de todas as acusações de lavagem de dinheiro, durante sessão desta segunda-feira. A diferente leitura entre os ministros sobre um dos itens da acusação provocou novo bate-boca entre os dois no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

Voto de Barbosa: Relator condena Duda Mendonça e sócia por lavagem de dinheiro

Veja o especial do iG sobre o julgamento do mensalão

Quanto à acusação de evasão de divisas, o revisor seguiu o relator e absolveu Duda Mendonça e Zilmar Fernandes por falta de provas. Por este crime, ele condenou o publicitário Marcos Valério; seu sócio Ramon Hollerbach, a ex-diretora da SMP&B, empresa de Valério, Simone Vasconcelos; a ex-presidenta do Banco Rural Kátia Rabello e o ex-vice-presidente da instituição José Roberto Salgado pelo crime de evasão de divisas. Lewandowski também absolveu o ex-diretor do Banco Rural Vinicius Samarane, o ex-sócio de Valério Cristiano Paz e a ex-funcionária da SMP&B Geiza Dias.

Segundo o revisor, a Procuradoria-Geral da República (PGR), que fez a denúncia, não conseguiu reunir nos autos provas de que Duda e sua sócia praticaram lavagem de dinheiro. Para Lewandowski, a denúncia não comprova que os dois réus sabiam que os créditos recebidos como pagamento pelos serviços prestados ao PT em 2002, em razão da campanha do ex-presidente Lula, tinham origem ilícita.

\"O objetivo dos réus nunca foi o de fazer branqueamento de capitais (...) Os saques do Banco Rural são pagamentos por serviços prestados\", afirmou.

Julgamento: Crime de formação de quadrilha ainda divide ministros do STF

Duda e Zilmar são acusados de lavagem de dinheiro por duas ações distintas: a primeira foram cinco saques realizados pela sócia do publicitário em uma agência do Banco Rural em São Paulo, que somam R$ 1,4 milhão. A segunda são 53 depósitos recebidos em uma conta criada por Duda em offshore nas Bahamas - a Dusseldorf -, cujo valor total é de R$ 10,4 milhões.

\"Duda Mendonça e Zilmar (Fernandes) receberam créditos a que tinham direito, declararam créditos à Receita (Federal) e houve uma auditoria por parte da Receita na empresa deles e nada se constatou de irregular”, disse o revisor. \"Não se cogitava crime contra a administração pública na época dos saques. Os réus não tinham como saber os fatos futuros.\"

Ele acrescentou que, por parte de Zilmar, não houve tentativa de ocultar o recebimento do dinheiro em espécie na agência do Banco Rural. \"Os saques foram feitos pela ré sem intermediário e sem dissimulação, com a apresentação de identidade e assinatura em recibo.\"

Quanto à acusação referente às remessas ao exterior, o ministro afirmou que o dinheiro pago a Duda e Zilmar não era oriundo de crimes contra a administração pública, nem contra o sistema financeiro.

Ele colocou também que, para ser caracterizada a lavagem de dinheiro, é necessário um crime antecedente - que neste caso seria o de evasão de divisas - o que, na opinião do revisor, também não ocorreu. \"O crime antecedente no caso de Duda (Mendonça) e Zilmar (Fernandes) é o de evasão de divisas, mas eles não tinham como saber que o dinheiro remetido ao exterior tinham origem no crime\", afirmou.

Bate-boca

Enquanto indicava a absolvição de Duda e Zilmar em seu voto, Lewandowski foi interrompido por Barbosa, que disse que havia sido claro na sua exposição pela condenação dos réus. \"Eu tenho dúvidas (sobre a culpa dos réus) e Vossa Excelência tem certezas\", rebateu o revisor, acrescentando que a dúvida é sempre em prol do réu. \"Quem pretende lavar dinheiro sujo não vai à Receita Federal e paga o que deve”, disse Lewandowski. O relator rebateu: “Ele foi depois, depois dos fatos do mensalão.\"

Diante da insistência de Barbosa em defender o voto pela condenação de Duda e Zilmar pelas 53 operações envolvendo o grupo de Valério, Lewandowski reforçou: \"\"Eu respeito Vossa Excelência e espero que Vossa Excelência respeite o meu ponto de vista.\"


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições