MENU

Livres do tabaco: Brasília comemora o dia 31 de maio com evento no aeroporto JK

Livres do tabaco: Brasília comemora o dia 31 de maio com evento no aeroporto JK

Atualizado: Quinta-feira, 29 Maio de 2008 as 12

Neste sábado, dia 31 de maio, o Brasil celebra mais um Dia Mundial Sem Tabaco. Instituída em 1988, a data tem o objetivo de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabagismo. A cada ano, a Organização Mundial da Saúde define o tema de acordo com as diretrizes pautadas pela Política Mundial de Controle do Tabaco. Portanto, o assunto da campanha de 2008: "Juventude Livre do Tabaco", expressa o intuito da OMS em estabelecer estratégias de ação, principalmente, para o público jovem.

Sob o conceito "Fique esperto, começar a fumar é cair na deles", as peças publicitárias divulgam os meios que as indústrias utilizam para atrair novos clientes. "O tabagismo hoje é a maior preocupação de saúde pública no mundo. A pessoa que fuma pode vir a desenvolver uma série de doenças que hoje chegam a 53. Não há um órgão no nosso organismo que fique livre de uma lesão", alerta o pneumologista Celso Rodrigues.

Ação

Na Capital Federal, o Núcleo de Prevenção da Coordenadoria de Controle de Câncer promove uma feira de saúde, alusiva ao dia, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, o terceiro em movimentação de passageiros e aeronaves do Brasil. A iniciativa, que também utilizará o slogan ?Ambiente Livre de Cigarro? terá grandes atrações. Além de uma programação cultural intensa, nos vários estandes, profissionais de saúde estarão disponíveis o dia todo para dar informações e esclarecer dúvidas sobre a cessação tabágica. ?Mais que um marco para fortalecer a prevenção do tabagismo entre crianças e adolescentes, o dia 31 é um alerta para toda a sociedade brasileira, sobretudo para formadores de opinião, profissionais de saúde e de educação?, informa Dr. Celso, que é o Coordenador de Controle de Câncer e Tabagismo do DF.

Detalhe: Também no dia 31, a OMS apresenta o diagnóstico de capacidade de implementação de medidas efetivas de controle do tabaco. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - Inca, o Brasil é o primeiro país a receber essa cooperação, em reconhecimento as ações e projetos que vem desenvolvendo no controle do tabagismo, em todas as áreas abrangidas na metodologia proposta pelo diagnóstico.

Serviço:

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

Local: Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, das 9h às 18h, próximo ao desembarque internacional. Aberto ao público.  

A realização tem a parceria do Ministério da Saúde, Inca, Anvisa, Secretaria de Estado de Saúde, Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Pneumologia, Programa de Controle de Tabagismo DF, Infraero, Sesc-DF, Rotary, GSK, Amil, Ceon, ED Comunicação, Geap, Oncovida e Rede Foccus.

Programação Cultural

9h - 10h: Keite (MPB) 

10h - 12h: Banda Os Subordinados 

12h - 13h45: José Geraldo (MPB) 

14h: Abertura oficial com autoridades e desfile modelos gestantes 

15h - 16h: Andréia Tierno e Charles Belém (Bossa Nova) 

16h - 18h: Cantores da Paz com Nelson Carvalho

Estandes:

Secretaria de Estado de Saúde: Saúde da Mulher, Tabagismo, Odontologia; Exames: Oxímetro (oxigenação no sangue), Pek Flow (mede a eficácia da função pulmonar), aferição de pressão, espirometria (fluxo de ar nas vias aéreas); Programa Saber Saúde - Sesc/DF Prevenção: mini-workshops sobre os cânceres que o tabagismo pode vir a provocar;

veja também