Lula comenta crise entre Coreias e condena ataques

Lula comenta crise entre Coreias e condena ataques

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira (23), a crise entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, instalada após a morte de dois militares sul-coreanos num ataque da artilharia da Coreia do Norte à ilha de Yeongpyeong, no Mar Amarelo, próximo à fronteira ocidental entre os dois países.

"Por enquanto, minha palavra é de condenação a qualquer tentativa de ataque da Coreia do Norte à Coreia do Sul. A Coreia do Norte está dizendo que foi atacada primeiro. Estou há quatro horas sem informações porque estava ali ouvindo os discursos, mas vou me informar agora com o Itamaraty. De qualquer forma, a posição do Brasil é ser contra qualquer ataque a um país. Nós temos que respeitar a soberania de cada país e não permitiremos, em hipótese alguma, qualquer tentativa de transgredir a soberania de outro país", afirmou o presidente, após evento em Ribeirão Preto.& O Exército sul-coreano revidou ao ataque e autorizou a decolagem de caças de combate F-15 e F-16 para a região. A fronteira na região é contestada, e a área já foi palco de choques mortíferos no passado.

As autoridades da Coreia do Sul qualificaram a ação como uma "clara provocação militar" e disseram que, se houver provocação similar, haverá uma "dura represália".

Já as autoridades da Coreia do Norte disseram, por intermédio da agência oficial KCNA, que apenas revidaram ao fogo sul-coreano, por volta das 13h locais (2h de Brasília), sem entrar em detalhes sobre como teria sido o ataque inicial.

Mudanças no Banco Central

Na entrevista, Lula foi questionado se defende a permanência do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no cargo. Ele negou qualquer tentativa de influenciar as escolhas da presidente eleita, Dilma Rousseff.

"Eu não defendo nada. A única coisa que eu defendo é o seguinte: quem está comigo tem garantia de ficar até o dia 31 de dezembro de 2010. (...) Ela indica quem ela quiser para o cargo que bem entender", disse.

O presidente afirmou que Dilma deve ter liberdade também para não colocar atuais integrantes do governo na nova equipe. "Se você indicar alguém porque é amigo do ex-presidente, e depois você fica preocupado em mexer porque foi o ex-presidente que indicou, vai criar dificuldade para quem governa", disse.

'Desencarnar' da Presidência

Em tom bem-humorado, Lula negou que vá ocupar alguma embaixada e disse que quer se distanciar do cargo de presidente.

"Vou surpreender vocês muito. Porque vou andar muito esse país, mesmo sem mandato", disse. "Tem algum matador aqui perto? A primeira coisa que eu quero fazer é desencarnar da Presidência", disse. Ele evitou antecipar qual será forma de atuação e ressaltou que não quer se antecipar e depois se arrepender.

Por: Ardilhes Moreira

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições