Lula diz que jovens latinos são vítimas de políticas excludentes do passado

Lula diz que jovens latinos são vítimas de políticas excludentes do passado

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou nesta quinta-feira, 30 de outubro, em San Salvador (El Salvador), as políticas públicas dos governantes dos países latino-americanos durante os anos 80 e 90 pela situação preocupante em que se encontram os jovens da região. Aos chefes de Estado que participam da Cúpula Ibero-Americana, que neste ano tem como tema Juventude e Desenvolvimento, Lula afirmou que esses jovens são vítimas de governos excludentes e hoje estão sendo punidos por erros pelos quais não são responsáveis.

"O que é lamentável é que esses jovens, vítimas de políticas econômicas excludentes, estejam hoje sendo presos, enquanto os responsáveis continuam sendo tratados como autoridades por outros continentes", afirmou o presidente.

Segundo Lula, a geração de governantes a qual ele pertence encontrou os jovens latinos muito próximos do crime organizado e do narcotráfico. "Esses jovens nasceram, cresceram e se tornaram adultos sem que seus países crescessem e se desenvolvessem. Por isso, eles necessitam tanto de ações para que sejam incluídos no mercado de trabalho e no mundo globalizado", disse.

Em discurso, Lula recomendou a outros presidentes que busquem os jovens nas periferias. Lá, ressaltou, é que eles mais necessitam da ajuda do governo. Ele também pediu para que não deixem que os momentos de crise comprometam os investimentos destinados a essa parcela da população.

"Não adianta usar polícia. Polícia não é mecanismo adequado para tratarmos dos problemas sociais da juventude", afirmou o presidente.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições